FOTO 01 - Taboão da Serra celebrou mês da Diversidade de Gênero e Sexual com eventos (03)

Mês da Diversidade de Gênero e Sexual é celebrado com eventos

Palestras, roda de conversa, caminhada e Parada marcaram ações para comemorar orgulho e cultura da comunidade LGBTQIA+

Com o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, os grupos Taboafro Feira de Cultura e Projeto Cultural Feijoada de Ogum realizaram nos dias 19 e 22/10 ações afirmativas em comemoração ao Mês da Diversidade de Gênero e Sexual. Os eventos foram realizados em parceria com o Governo Municipal, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR).

Saúde do Adolescente, Centro de Memória, Escola Municipal de Artes, Coordenadoria de Direitos da Mulher, Faculdade FECAF, grupo “O que rola no Taboão?”, Espaço Cultural Becos e Vielas, Família R3, Fernanda Moreno Produções, SOS Racismo, Pagode do Duda, Samba Une, Movimento Negro Unificado e SOS Racismo também prestaram apoio ao evento.

“Outubro em Taboão da Serra é o mês da Diversidade de Gênero e Sexual e a Prefeitura junto com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Coordenadoria de Diversidade Sexual realizou esta roda de conversa, que é voltada para a sociedade civil e também algo institucional. É o primeiro evento em que a Coordenadoria fala para os nossos funcionários sobre a discriminação com a população LGBTQIA+. É muito importante o que este governo vem fazendo referente ao combate a todo tipo de preconceito, porque é só através da informação que podemos aniquilar toda e qualquer fagulha deste mal que assola a sociedade”, disse Pai Joel de Xangô, secretário adjunto de Cultura e Turismo.

O primeiro evento “Diversidade e Respeito”, realizado em 19/10, ocorreu no Cemur, onde foram promovidas palestras e roda de Conversa.

A apresentadora Rychelle Rhayry falou em seu discurso de abertura sobre como a iniciativa foi um divisor de águas na história da comunidade LGBTQIA+ taboanense. “Nós, por muito tempo, fomos invalidados e invisíveis. E é preciso discutir, é preciso que o governo entenda a importância desses espaços de conversa. Nunca foi tão necessário na história desse país empatia pelo próximo. Portanto embora você não seja uma pessoa LGBTQIA+, tenha empatia pelo seu semelhante”, comentou.

O evento contou com as seguintes palestras: “Empregabilidade” com o consultor de Recursos Humanos Alexandre Garcia; “LGBTQIAP+ e saúde trans” com o psicólogo e diretor do Ambulatório para Saúde Integral de Travestis e Transexuais, Ricardo Barbosa; e “Saúde e cuidados” com o psicólogo e diretora da Clínica de DST/Aids e Hepatites Virais Ricardo de Moraes.

A palestra “Assistência Social” foi ministrada por Paulo Araújo, presidente da ONG Casa Neon Cunha, que acolhe pessoas LGBTQIA+ expulsas de seus lares ou em situação de rua.

A psicóloga cognitivo comportamental Márcia Guida falou sobre “Saúde Mental” e a Guarda Civil Municipal Feminina de 1ª Classe Renata tratou sobre “Segurança Pública”.

O tema “Religiosidade” foi abordado pela yalorisá Patrícia T’osun; Já o assunto “Direitos e conquistas” foi tratado por Mônica Godoy, secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos de Taboão da Serra e presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Osasco.

“Sou consultor de RH há 20 anos e neste evento eu falei sobre empregabilidade, um assunto muito importante para a comunidade LGBT. Devido a problemas na nossa política, a gente vem sofrendo muitos problemas quanto a empregabilidade. Por isso discutimos as principais iniciativas para melhorar esse cenário”, declarou Alexandre Garcia, consultor de Recursos Humanos.

Caminhada e Parada pela Diversidade

No sábado, 22/10, aconteceram a Caminhada pela Diversidade e a 3ª Parada da Diversidade de Taboão da Serra. Os participantes se reuniram em frente a Escola Estadual Domingos Mignoni, no Parque Santos Dumont, e caminharam até o Parque das Hortênsias, onde puderam apreciar shows, apresentações musicais e de DJs, danças, feira cultural e gastronômica.

Diversos artistas prestigiaram as comemorações, dentre eles: Valentina Sawa, Safyra Mendes, Resenha de Crioulas, Natasha Princess, Letícia Barbierry, Kettlyn Vóus, Emanuelle Volkmer, além de DJ Gab Sonzah, DJ Drermer e DJ Alcimar.

“Somos a favor da democracia e onde ela está os direitos das pessoas são respeitados e com a comunidade LGBTQIA+ não seria diferente. Através da Secretaria de Cultura e Turismo estamos fortalecendo direitos fundamentais e combatendo o preconceito e a intolerância que tanto fazem mal”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Binho.

“O Movimento LGBT age em busca da igualdade social, seja por meio da conscientização das pessoas contra bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia, seja pelo aumento da representatividade das pessoas LGBT nos mais diversos setores da sociedade civil”, destacou Pai Joel de Xangô, secretário adjunto de Cultura.

As autoridades do município que estavam presentes foram: Simone Alves, coordenadora de Promoção dos Direitos da Diversidade Sexual; Aline Pereira, presidente do grupo Taboafro Feira de Cultura; Pai Joel de Xangô, secretário adjunto de Cultura e Turismo; Binho, secretário de Cultura; Antônio Carlos Sousa Santos, coordenador geral de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR); Gisele Luiza Teles Almeida Moraes, coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra; Valdemar Aprígio, secretário de Manutenção; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Josué Ferreira Souza.

Notícias relacionadas

ARTE - 2ª Edição do Projeto Rua do Samba será realizada em 21 de abril no Jd. Beatriz
2ª Edição do Projeto Rua do Samba será realizada em 21 de abril no Jd. Beatriz
O evento é gratuito e contará com roda de samba com participação especial de Jônatas Petróleo, aula de samba rock, feijoada especial e mu...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
ARTE - Baile da Melhor Idade do Pirajuçara traz festança para o início de abril em Taboão da Serra
Baile da Melhor Idade do Pirajuçara traz festança para o início de abril em Taboão da Serra
No primeiro sábado do mês, dia 06/04, acontecerão as festividades na EMEF Ugo Arduini com o tema “Mês das Mulheres”, a partir...
Prefeitura de Taboão da Serra promove 1ª Oitiva Pública da Lei Aldir Blanc II e do Plano Anual de Cultura
Prefeitura de Taboão da Serra promove 1ª Oitiva Pública da Lei Aldir Blanc II e do Plano Anual de Cultura
Encontro no Cemur será em 25/03, às 19h, e visa ampliar debate, registrar propostas e anseios dos fazedores de cultura do município A Pre...
Pular para o conteúdo