FOTO - Taboão da Serra realiza campanha Junho Verde voltada à educação ambiental e preservação do Meio Ambiente (1)

Taboão da Serra realiza campanha Junho Verde voltada à educação ambiental e preservação do Meio Ambiente

Com o tema Meio Ambiente eu cuido, Governo Municipal preparou programação com plantio de árvores, oficinas, palestras e muito mais

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo Municipal realiza a campanha Junho Verde, voltada à preservação do Meio Ambiente. Por isso, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), preparou uma programação especial com plantio de árvores, oficinas de educação ambiental, palestras, rodas de conversas, novas ações de coleta seletiva e muito mais.

O tema da campanha deste ano é Meio Ambiente eu cuido e faz parte do Movimento Taboão Vamos Cuidar, que visa conscientizar a população para cuidar do local onde vive.

“O Governo Municipal vem trabalhando na construção de uma agenda ambiental positiva e promovendo ações para contribuircom o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A política ambiental é levada a sério em Taboão da Serra e seguimos trabalhando para que progrida e melhore a cada ano, sempre buscando novas soluções e parcerias com a população e empresas”, destaca o secretário Nílcio Regueira Dias (SDUHMA).

O secretário também afirma que o Governo Municipal compreende a política ambiental como essencial. “Temos trabalhado para tornar a política ambiental mais robusta e de forma matricial com todas as secretarias. Vale destacar que política ambiental não é realizada só pela Subsecretaria de Meio Ambiente, mas também conduzidas outras pastas, com as questões de saneamento ambiental, água e esgoto, coleta de lixo, melhorias dos próprios públicos e tantas outras ações. Ou seja, temos trabalhado para que a política ambiental ocorra em Taboão da Serra e seja implementada e duradoura”, completa Nílcio Regueira Dias.

Junho Verde
Desde que assumiu o administração de Taboão da Serra, o Governo Municipal trabalha pautas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Em 2021, o gestão promoveu a implantação de uma agenda ambiental no município. Em 2022, com a flexibilização da pandemia, a SDUHMA pode levar práticas ambientais para ruas e ter contato diretos com a população e servidores. Este ano, o Governo Municipal trabalha para que a própria política ambiental se torne mais sustentável.

“O Junho Verde é um momento de celebração, em que levamos as pessoas a refletirem o que é meio ambiente e como podem contribuir com ele. Para sensibilizar os munícipes, pensamos em uma programação descentralizada no território, no sentido de percorrer diferentes equipamentos públicos, dialogando com servidores e com a população atendida nos serviços. Também estamos trabalhando com as empresas locais, , como a Cinpal, onde iremos apresentar os ODS Além disso, m faremos plantios de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Não é fácil arborizar um cidade tão adensada como Taboão da Serra, então é sempre importante buscar formas de aumentar a cobertura vegetal. , explica a subsecretária de Meio Ambiente, Ruth Ferreira Ramos.

Mascotes
Uma novidade do Junho Verde deste ano será a campanha para escolha do nome de três mascotes da Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) o Papagaio-verdadeiro, a Saruê e o Caxinguelê. Os personagens são animais da fauna de Taboão da Serra e estampam o material escolar deste ano. A votação acontecerá de 15 a 25/06, nas escolas municipais e os nomes serão escolhidos pelos alunos da rede municipal de ensino.

Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA)

Em 30/06 está prevista a inauguração da ELEA, um equipamento destinado à educação ambiental. “Hoje trabalhamos de forma itinerante o que é muito importante, com nossas oficinas de vivência ambiental e o Jogo ODS. Masas também.é importante ter espaço qualificado específico para educação ambiental . Estamos revitalizando nosso Viveiro Municipal e a Escola ficará no mesmo espaço.. A ideia é que a gente possa levar nossas crianças, jovens, idosos, enfim a população em geral, para participar de diferentes cursos e palestras sobre Meio Ambiente ”, comenta a subsecretária Ruth.

Coleta de Óleo de Cozinha Usado
A partir do dia 15/06 deste mês, além do Ecoponto Municipal, os moradores de Taboão da Serra poderão levar óleo de cozinha usado para dois novos postos de entrega voluntária na Cooperzagati e no Viveiro Municipal. O óleo de cozinha usado pode ser destinado para diferentes fins, como a produção de sabão caseiro tintas, vernizes e também a produção de biodiesel. O descarte adequado do óleo de cozinha contribui com a preservação do meio ambiente pois evita que seja despejado na rede de água eou esgoto.

Confira programação
06/06 – 10h – MUTIRÃO DE PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS
Praça entre as Ruas Ananias Carmerindo Pires e Marechal Artur da Costa e Silva, Jardim Panorama.

14/06 – REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA VEREADOR ISMAEL DE MACEDO COM PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS
R. Joaquim Gomes dos Reis, Chácara Agrindus.

15 a 25/06
VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOMES DAS MASCOTES DA ESCOLA LIVRE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ELEA)
Na rede municipal de ensino.

30/06
INAUGURAÇÃO DA ESCOLA LIVRE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ELEA)
R. Casablanca, 185, Parque Monte Alegre – Viveiro Municipal

Notícias relacionadas

imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
FOTO - Programa Morar Melhor Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário (1)
Programa Morar Melhor: Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário
Estudantes de arquitetura, serviço social e profissionais da SDHMA fazem visitas monitoradas no bairro para levantamento dos imóveis que ...
prefeituranoseubairro022024 (7)
Governo Municipal realiza mais de 2.100 atendimentos em Prefeitura no Seu Bairro
Ação social levou programas e serviços municipais para mais perto da população A primeira edição de 2024 da ação social Prefeitura no ...
RELEASE_IMPULSIONA_MAR_2024
Prefeitura realiza Impulsiona Taboão com entrega de 150 Títulos de Propriedade para moradores do Jardim Vitória
Ação social com atendimentos em diversas áreas acontece no sábado, 16/03, das 10h às 16h, na EMEF Profª. Dalva Barbosa Lima Janson. Revit...
Pular para o conteúdo