FOTO - Taboão da Serra realiza ação pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no Shopping Taboão (1)

Taboão da Serra realiza ação pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no Shopping Taboão

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência distribuiu panfletos em 03/12 contando sobre os serviços municipais voltados para este público

Dia 03/12 é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e em celebração a data o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), com o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, promoveu um evento no Shopping Taboão. A ação contou com a distribuição de panfletos para a conscientização sobre os tipos de deficiência: física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e autismo (ou Transtorno do Espectro Autista).

“Nós temos o dever de mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência não é invisível e tem direitos como qualquer outra pessoa. Pessoas com deficiência podem e devem estar onde quiserem. Sou grata ao Shopping Taboão por nos ceder o espaço”, disse Sueli Aparecida dos Santos, presidente do CMPD.

“Foi incrível! Conheci deficientes que foram passear lá e já trouxe algumas demandas para a próxima reunião do Conselho. No próximo evento, esperamos fazer uma divulgação ainda maior!”, finalizou Sueli.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a proteção dos direitos e maior compreensão das pautas relacionadas à vivência deste público.

“As pessoas com deficiência (PcDs) são um dos grupos de atendimento prioritário da Secretaria de Assistência Social, portanto é de extrema importância realizar eventos que atraiam a atenção da população para importância do cuidado e direitos destes indivíduos”, afirmou Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania.

Além de abordar os tipos de deficiência, o material de divulgação trazia informações sobre os serviços da Prefeitura de Taboão da Serra voltados para PcDs.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) conta com as seguintes instituições: CRS – Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe Hanai Mendes (Jardim Vitória) e ADT – Associação dos Deficientes de Taboão da Serra.

Da Secretaria da Saúde (SMS): SER – Serviço Especializado de Reabilitação; CECO – Centro de Convivência e Cultura; CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; PAD – Programa de Atendimento Domiciliar; e as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Já os serviços da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) são: AEE – Atendimento Educacional Especializado; CREI – Centro de Referência de Educação Inclusiva; EMEBS – Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos; Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação (CMHR) Amor Perfeito; e o CIADEV – Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual.

As atividades em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência encerraram nesta terça-feira, 13/12, no CRS (Rua João Floriano, 80, Jardim Vitória), com uma programação que incluiu apresentações de dança, teatro, coral e fanfarra, todas realizadas pelos atendimentos.

Serviço
Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS)

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama

CRS – Centro de Reabilitação Social Jardim Vitória
Rua João Floriano, 80, Jardim Vitória

ADT – Associação dos Deficientes de Taboão da Serra
Rua Ida Romussi Gasparineti, 126, Parque Laguna

SER – Serviço Especializado de Reabilitação
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triangulo

CECO – Centro de Convivência e Cultura
Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção (dentro do Parque das Hortênsias)

CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triangulo

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Avenida Ibirama, 145, Parque Industrial Daci

PAD – Programa de Atendimento Domiciliar
Avenida Laurita Ortega Mari, 1412, Vila das Oliveiras

CREI – Centro de Referência de Educação Inclusiva
Rua Nicolino Bentivegna, 87, Jardim Bontempo

EMEBS – Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos
Rua Elizabetta Lips, 113, Jardim Bontempo

Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação (CMHR)
Rua Ana Maria da Conceição, 100, Jardim Ouro Preto

CIADEV – Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual
Rua José Pedro Nogueira Filho, 210, Jardim Mituzi

Notícias relacionadas

ARTE - Baile da Melhor Idade de Taboão da Serra celebra Mês da Dança
Baile da Melhor Idade celebra Mês da Dança
Encontro acontece toda última sexta-feira do mês no Cemur e no primeiro sábado do mês na EMEF Ugo Arduini, no Pirajuçara   Sexta-fei...
ARTE - Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril em Taboão da Serra
Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril
O serviço socioassistencial oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) estará na rua Flávio Dohoczki, próximo à EM...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
CCI Maria Rosa realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
Pessoas com 60 anos ou mais que jogam Truco, Dominó, Damas ou Buraco poderão se inscrever de 15 a 19/04, no próprio CCI. Seletiva acontec...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Serviço estará de 10 a 12 de abril, das 09h às 15h, próximo à EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes, na Rua Ibiúna. Atendimento é por ordem de c...
Pular para o conteúdo