FOTO - Taboão da Serra realiza Ação Inverno 2023 e campanha do agasalho Aquece Taboão

Taboão da Serra realiza Ação Inverno 2023 e campanha do agasalho Aquece Taboão

Objetivo dos trabalhos é minimizar efeitos do frio. Toda população pode colaborar doando roupas e cobertores ou solicitando ajuda para que pessoas em situação de rua sejam abrigados à noite

A campanha do agasalho Aquece Taboão e a Ação Inverno 2023 já começaram em Taboão da Serra. Desde o dia 05/06, a população pode colaborar para que nenhum taboanense passe frio neste final de outono e inverno, seja doando roupas, calçados e cobertores novos ou usados em bom estado, ou mesmo pedindo ajuda para que ninguém fique desabrigado, principalmente nas noites frias.

“O inverno e o frio são sempre motivos de preocupação do poder público. Por isso, o Governo Municipal tem ações de solidariedade que ficam a cargo do Fundo Social Municipal, e ações de serviços socioassistenciais desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Ambos os trabalhos se complementam e possibilitam ajudar quem mais precisa, as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e responsável pelo Fundo Social de Solidariedade.

A campanha do agasalho Aquece Taboão deste ano tem como tema “Doe amor pra quem precisa de calor” e busca captar doações.

“A gente sabe que têm bastante pessoas em estado vulnerável, precisando de agasalho, cobertores e roupas nesse inverno. Estamos recolhendo doações nos CRAS, na Prefeitura, delegacias e no próprio Fundo Social. Pedimos às pessoas para que doem roupas, calçados e cobertores em bom estado, para que todos fiquem aquecidos”, afirmou Geane Gomes, assistente Social e técnica do Fundo Social de Solidariedade.

Ação Inverno 2023

A Ação Inverno tem como objetivo minimizar os efeitos do frio em pessoas em situação de rua. Neste sentindo, o trabalho das equipes do Serviço de Abordagem Social (SEAS) e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) são fundamentais.

“Com as baixas temperaturas, características do outono e do inverno, as equipes do Serviço de Abordagem Social estende seu horário de trabalho, e das 17h às 22h, convidam as pessoas em situação de rua para o pernoite no Centro Pop. Quem ver alguém em situação de rua nas noites frias, pode entrar em contato com o Centro Pop pelo (11) 4135-3194 ou com a GCM pelo 153, que se comunicam com as equipes na rua e vão até o local que a pessoa está e faz o convite”, explica Verônica Maria de Souza, assistente social responsável pela Proteção Especial.

O Centro POP é um serviço da Prefeitura de Taboão da Serra que conta com equipe multiprofissionais que auxilia as pessoas em situação de rua a recuperarem a autoestima e serem reintegradas às suas famílias e à sociedade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, ofertando atendimento técnico, refeições, além de espaço para as pessoas tomarem banho e lavarem roupa.

Durante a Ação Inverno, o horário de funcionamento do Centro Pop é estendido. “Com a chegada do inverno, o serviço fica aberto durante à noite, com entrada das 19h às 22h. A equipe SEAS vai na rua fazer o convite e a pessoa em situação de rua também pode vir espontaneamente. À noite ofertamos banho, jantar e uma cama quente para repousar durante esse período do frio”, afirma Paula da Silva, coordenadora do Centro Pop e assistente social.

Serviço:
GCM – Guarda Civil Municipal
Tel.: 153 (24h)

Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)
Rua Felice Del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel.: (11) 4135-3194

Serviço de Abordagem Social – SEAS
Tel.: (11) 4135-3194

Fundo Social de Solidariedade
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242, Jd. Saporito
Tel.:(11) 4701-9021

Notícias relacionadas

ARTE - Baile da Melhor Idade de Taboão da Serra celebra Mês da Dança
Baile da Melhor Idade celebra Mês da Dança
Encontro acontece toda última sexta-feira do mês no Cemur e no primeiro sábado do mês na EMEF Ugo Arduini, no Pirajuçara   Sexta-fei...
ARTE - Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril em Taboão da Serra
Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril
O serviço socioassistencial oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) estará na rua Flávio Dohoczki, próximo à EM...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
CCI Maria Rosa realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
Pessoas com 60 anos ou mais que jogam Truco, Dominó, Damas ou Buraco poderão se inscrever de 15 a 19/04, no próprio CCI. Seletiva acontec...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Serviço estará de 10 a 12 de abril, das 09h às 15h, próximo à EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes, na Rua Ibiúna. Atendimento é por ordem de c...
Pular para o conteúdo