FOTO - Taboão da Serra promoveu Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (6)

Taboão da Serra promoveu Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Encontro debateu como erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade

Taboão da Serra realizou a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. O encontro na sexta-feira, 14/07, reuniu servidores e munícipes no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) e foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) em parceria com a Prefeitura.

Mario dos Santos, presidente do COMSEA, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo órgão neste biênio. “Nós apresentamos várias ações, o Plano de Ação 2021-2023, que foram encaminhadas ao Executivo, para que a gente possa realizar o que foi proposto. O Conselho é consultivo, então nós só podemos apresentar aquilo que nós entendemos de suma importância para a comunidade e para a sociedade”, explicou.

O ativista em Direitos Humanos, presidente do Instituto Vivereh e conselheiro do COMSEA – Osasco, Marcos Miguel da Silva, ministrou a palestra sobre o tema da Conferência e elogiou o trabalho do COMSEA de Taboão. “A política de segurança alimentar foi retomada este ano pelo Governo Federal e sei que foi muito rápida a mobilização da Prefeitura, com mais de 100 pessoas nesta conferência, vi que todos estão interessados. Acho que o COMSEA tem se fortalecido para que essas políticas cheguem às próximas etapas, regional, estadual e até a nacional com representantes de Taboão da Serra. Fico contente que essa política, que é um direito de todos, tenha hoje essa contribuição dentro da nova democracia participativa e representativa”, declarou.

Já Pedro Soares, subsecretário de Assistência Social e Cidadania (SAS), reforçou o compromisso da pasta e do Governo Municipal com quem mais precisa. “A SAS acompanha o desenvolvimento das ações no município, apoiando os conselhos de direitos dentro da perspectiva de solidificar o atendimento à população naquilo que ela tem mais necessidade. Com relação à segurança alimentar, temos diversas ações, buscamos parcerias como por exemplo com o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó, da Unicamp, para doação de alimentos, entre outras ações, além do Centro de Triagem de Alimentos (Banco de Alimentos) que realiza a distribuição de kits com legumes, verduras a alimentos secos. O Governo Municipal têm investido muito nestas propostas de garantia de direitos e continuaremos trabalhando para que todos os munícipes sejam assistidos em suas necessidades”.

Também participaram do encontro a secretária de Educação, Dirce Takano; o secretário executivo de Educação, Prof. Oderlan Pereira; a presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB – Taboão da Serra, Dra. Marina de Sousa Lima Araújo, além da subscretária Maria Amélia Alencar.

Delegados eleitos

Além de debater propostas nos seguintes eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e politicas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; Democracia e participação social; durante o encontro foram eleitos os delegados que representarão Taboão da Serra na etapa regional da Conferência.

São eles:
Delegados eleitos – Poder Público
– Auréa Rocha Alves
– Derli de Souza Baena Segura

Delegados eleitos – Sociedade Civil
– Maria Conceição de Albuquerque Lima
– Maria Gonçalves de Souza
– Marina de Souza Lima
– Delzira Matos de Souza Pereira

Notícias relacionadas

ARTE - Baile da Melhor Idade de Taboão da Serra celebra Mês da Dança
Baile da Melhor Idade celebra Mês da Dança
Encontro acontece toda última sexta-feira do mês no Cemur e no primeiro sábado do mês na EMEF Ugo Arduini, no Pirajuçara   Sexta-fei...
ARTE - Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril em Taboão da Serra
Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril
O serviço socioassistencial oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) estará na rua Flávio Dohoczki, próximo à EM...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
CCI Maria Rosa realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
Pessoas com 60 anos ou mais que jogam Truco, Dominó, Damas ou Buraco poderão se inscrever de 15 a 19/04, no próprio CCI. Seletiva acontec...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Serviço estará de 10 a 12 de abril, das 09h às 15h, próximo à EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes, na Rua Ibiúna. Atendimento é por ordem de c...
Pular para o conteúdo