Ação no Centro de Referência da Mulher contou com exames e consultas para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero
O Centro de Referência de Saúde da Mulher de Taboão da Serra recebeu no sábado, 22/10, o Mutirão “Se mova na luta contra o câncer de mama”. A ação fez parte da campanha Outubro Rosa e teve como objetivo realizar consultas, exames e orientações para munícipes de forma a prevenir a incidência de cânceres de mama e de colo de útero.
À ocasião, foram realizados 127 exames de papanicolau, 36 mamografias e 21 atendimentos de orientação para implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), além de 60 consultas com médico sem a necessidade de agendamento. Também foram realizados o agendamento de 215 mamografias e 35 exames de ultrassonografia de mama e transvaginal.
“O diagnóstico precoce é fundamental para identificar os cânceres de mama e de colo de útero em estágios iniciais, o que aumenta as chances de cura nos tratamentos. Por isso, é muito importante que as mulheres façam o autoexame todo mês, realizem exames preventivos e passe em consulta com profissionais”, afirmou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.
Caminhada Rosa
Também no sábado, 22/10, durante o projeto Rua Viva, no Pirajuçara, aconteceu a Caminhada Rosa. A ação teve o intuito de chamar a atenção dos moradores para a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.
A caminhada contou com a participação de munícipes e servidores que se concentraram no Campo do Mituzi (Campo do Santos) e caminharam ao longo da Avenida Fernando Fernandes até a Rua da Prata. No encerramento houve aula de ritmos.