FOTO - Taboão da Serra realiza campanha Outubro Verde de combate à sífilis congênita (2)

Saúde realiza campanha Outubro Verde de combate à sífilis congênita

Doença infectocontagiosa pode passar da gestante para o bebê e causar abortos, partos prematuros, deficiências e até a morte do recém-nascido. Exames e tratamento gratuitos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra realiza neste mês a campanha Outubro Verde, que tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento completo da sífilis congênita. A campanha visa incentivar também a conscientização da população da importância do tratamento ser feito completo, ou seja, de acordo com a prescrição médica e o acompanhamento sorológico, posteriormente. Os testes para detecção e o tratamento são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida através de relações sexuais sem proteção e em casos de contato com sangue ou objetos contaminados, como agulhas. No entanto, ela também pode passar da gestante para o feto ou recém-nascido (congênita).

Quando não tratada, a sífilis congênita pode causa aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência intelectual e até a morte do bebê ao nascer. Por isso, o tratamento da doença é indispensável e o acompanhamento pré-natal também.

Segundo o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, a transmissão entre mãe e bebê (vertical) pode ser evitada com a realização de testes de detecção da sífilis durante o pré-natal. “A recomendação é que a mulher seja testada no primeiro, segundo e terceiro trimestre de gestação, no momento do parto ou em casos de aborto e exposições de risco. Em caso positivo, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Por ser uma doença curável, com tratamento gratuito e disponível, é de suma importância o acompanhamento de todas as gestantes para testagem, tratamento e monitoramento”, explica.

Os testes para detecção da sífilis podem ser realizados não apenas por gestantes, mas também pelos parceiros, assim como por qualquer pessoa que teve exposição a bactéria causadora de sífilis, o que pode ocorrer em relações sexuais sem uso de preservativo. Os testes rápidos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra e na Clínica DST/Aids e Hepatites Virais.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, de janeiro até 30/08, Taboão da Serra registrou oito casos de sífilis congênita, 124 casos de sífilis em gestantes e 344 pessoas que contraíram a sífilis de parceiros.

19/10: Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita
Este mês, como um marco da mobilização e importância do trabalho de prevenção a sífilis e suas complicações, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra oficializou a formação de um grupo de trabalho que visa o monitoramento, desenvolvimento e aplicação de estratégias para diminuição de casos de sífilis e sífilis congênita.

Neste sentido, foi realizado em 19/10, Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, um treinamento para 40 profissionais da área da saúde, em especial, auxiliares e técnicos de enfermagem de todas das UBSs do município. A capacitação, que teve 4h de duração e foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, contou com palestras ministradas pelo técnico de enfermagem Erick Juski, pela pediatra Célia Ribas, pelo infectologista Fernando Nakaya e pela enfermeira Daniela Emiko.

“O treinamento e atualização desses profissionais da linha de frente é de suma importância para qualificar o cuidado e a gente conseguir diminuir cada vez mais a incidência de casos. Por isso, preconizamos que tanto a gestante, quanto o parceiro sejam testados e, em caso positivo, realizem o tratamento completo. Além disso, é primordial que todas as pessoas sexualmente ativas usem camisinha, pois impede não só a infecção pela sífilis, como também por outras doenças sexualmente transmissíveis”, explica a psicóloga Vivian Rocha, do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde.

Quando a gestante, mulher ou homem, vão até a unidade de saúde e é detectado reagente para sífilis, os auxiliares e os técnicos em enfermagem são responsáveis pelo acolhimento e pela notificação para a Vigilância Epidemiológica, além de fazer a administração da medicação que é a base de penicilina.

O treinamento para atualização dos profissionais faz parte das diversas ações de combate e prevenção à sífilis que estão sendo desenvolvidas pelo município. Além dos auxiliares e técnicos de enfermagem, a capacitação já foi aplicada em enfermeiros da Rede Municipal de Saúde e na próxima etapa será direcionada aos médicos.

Serviço:
Clínica DST/Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra

Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa
Telefone: 4135-3556
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

UBS Oliveiras/Marabá
Rua Maria Inês, 34 – Jardim das Oliveiras
Telefone: (11) 4135-1479

USF Jardim das Margaridas
Rua Paulo Augusto de Andrade, 400 – Jardim Margaridas
Telefone: (11) 4138-5106

UBS Santo Onofre
Rua Marechal Artur Costa e Silva, 85 – Jardim Pirajuçara
Telefone: (11) 4138-4700

UBS Silvio Sampaio
Rua Enaura Maria da Conceição, 276 – Jardim Silvio Sampaio
Telefone: (11) 4137-6638

UBS Santa Cecília
Rua Henrique de Moraes Camargo, 143 – Parque Pinheiros
Telefone: (11) 4138-4292

UBS Suiná
Rua Albano Leite da Fonseca, 111 – Jardim Suiná
Telefone: (11) 4138-7057

UBS Dra. Maria José de Albuquerque
Rua José Mari, 13 – Parque Assunção
Telefone: (11) 4135-1832

UBS Parque Pinheiros
Estrada Benedito Cesário de Oliveira, 1929 – Jardim Record
Telefone: (11) 4138-4028

UBS Jardim Salete
Rua Constantino Dias Lopes, 181 – Jardim Salete
Telefone: (11) 4138-1754

UBS Record / Ponte Alta
Rua Imaruí, 47 – Jardim Record
Telefone: (11) 4137-4569

UBS Panorama
Rua Miguel Carlos Silva, 380 – Jardim Panorama
Telefone: (11) 4139-8767

UBS Jardim América
Rua Uruguai, 73 – Jardim América
Telefone: (11) 4786-7793

UBS Clementino
Rua Tsuruki Tsuno, 104 – Jardim Clementino
Telefone: (11) 4135-2516

Notícias relacionadas

FOTO - Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra atendem casos suspeitos de dengue (1)
Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra atendem casos suspeitos de dengue
Munícipes podem contar com equipe multiprofissional de segunda a sexta-feira e aos sábados Os moradores de Taboão da Serra com sintoma...
site_nucleo_trans
Núcleo Trans de Taboão da Serra atende em novo endereço no Jardim Record
Serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, na Rua Juazeiro, 47, no Jardim Record O Núcleo de Cuidados para Pessoas Tra...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Dia D contra a gripe neste sábado, 13 de abril
Secretaria de Saúde realiza Dia D contra a gripe neste sábado, 13 de abril
Unidades Básicas de Saúde abrem das 09h às 15h para imunização de grupos prioritários   Sábado, 13/04, é o Dia D da campanha de vaci...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
Pular para o conteúdo