FOTO - Programa “Taboão Para Elas” capacitará mulheres do município para empreender (3)

Programa “Taboão Para Elas” capacitará mulheres do município para empreender

Primeira palestra realizada em 23/11 abordou assuntos relacionados à Inteligência Emocional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE) realizará um projeto para mulheres empreendedoras intitulado “Taboão Para Elas”, possibilitado pela parceria entre a Casa do Empreendedor, o Programa de Apoio Profissional (PAP) e o Sebrae Delas.

O secretário de SDE, Wanderley Bressan afirmou que a iniciativa veio para impulsionar o empreendedorismo no município. “Por meio do Taboão Para Elas proporcionaremos capacitações, oportunidades e ajudaremos essas mulheres a se lembrarem do quanto são capazes e que podem conquistar tudo que quiserem”, declarou.

“O programa surgiu de uma necessidade do município de atender mulheres em vulnerabilidade social. Nossa primeira palestra se chama ‘Descubra-se’, para as mulheres se colocarem em lugar de destaque e ver que elas podem, que elas têm condições de empreender. Elas podem ser protagonistas das suas próprias histórias”, declarou Lívia Macedo, coordenadora da Casa do Empreendedor, serviço da SDE que reune o Sebrae Aqui e o Banco do Povo Paulista.

O “Taboão Para Elas” será dividido em três etapas e cada uma terá como foco um grupo do município: a primeira fase atenderá mulheres em situação de vulnerabilidade social; a segunda será para aquelas que têm condições de empreender mas ainda não o fazem; e a terceira fase será para empreendedoras que desejam expandir seus negócios.

Na última quarta-feira, dia 23/11, aconteceu a primeira etapa do programa, que teve como foco as taboanenses que fazem parte do PAP, programa municipal que auxilia moradores que estejam desempregados há mais de um ano a serem reinseridos no mercado de trabalho. Os participantes executam tarefas de serviços gerais e, em contra partida, o município oferece uma bolsa-auxílio e cursos de capacitação e requalificação profissional.

A palestra de abertura chamada “Descubra-se” aconteceu no Cemur e foi ministrada por Katrine Oliveira e Eliane Belchior, responsáveis pela gestão do Sebrae Delas.

Os objetivos da capacitação foram trabalhar aspectos emocionais da mulher por meio da Inteligência Emocional; despertar o autoconhecimento e a gestão das emoções para que as participantes se sintam mais seguras em fazer o que mais as motiva; e desenvolver novos comportamentos, coragem e autoconfiança para tomada de decisões que as conduzam ao caminho da autonomia financeira.

“A Prefeitura de Taboão da Serra tem um compromisso com as taboanenses. Pensando no número expressivo de mulheres na cidade estamos lançando o ‘Taboão Para Elas’, que é um programa de incentivo e fomento ao empreendedorismo feminino. Nós pretendemos abrir as portas para que elas possam ver o empreendedorismo como uma ferramenta para recuperar a autoestima e para dar autonomia social e econômica para que elas possam usufruir a cidadania de forma plena”, declarou ainda Wanderley Bressan.

Marileide Oliveira Rio Lopes, bolsista do PAP e modelo dos materiais de divulgação da iniciativa, falou sobre a oportunidade de ser orientada para abrir seu próprio negócio. “Estou adorando, apoio e participo de tudo. Eu vou entrar no EJA (Educação de Jovens e Adultos) ano que vem e quero fazer o curso de culinária, que é meu sonho”, completou.

Além da capacitação, professoras e alunas da Escola de Moda, Beleza e Estética promoveram um Dia de Beleza para as participantes que puderam fazer esmaltação das unhas, escovar os cabelos e sessões de massoterapia.

Notícias relacionadas

FOTO - Escola Pet de Taboão da Serra é reinaugurada em novo endereço (5)
Escola Pet de Taboão da Serra é reinaugurada em novo endereço
Em espaço amplo e confortável, unidade está em local estratégico no Parque Industrial das Oliveiras, próximo ao CCZ e futura Clínica Vete...
default
Governo Municipal inaugura Escola de Informática e Tecnologia na região do Pazini
Local que oferta cursos de Informática Básica, Intermediária e para a Comunidade Surda está com inscrições abertas O Governo Municipal...
ARTE - Oficina sobre fluxo de caixa está com inscrições abertas em Taboão da Serra
Oficina sobre fluxo de caixa está com inscrições abertas até 18 de abril
Capacitação presencial da Casa do Empreendedor e Sebrae Aqui acontecerá em 23/04, à noite. Inscrições são aceitas pelo WhatsApp (11) 9533...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
Pular para o conteúdo