app-sos-escola

Prefeitura implanta aplicativo com botão do pânico em creches e escolas municipais

Ferramenta permite que escolas peçam ajuda à GCM em casos de urgências ou emergências

A Prefeitura de Taboão da Serra tem realizado ações efetivas para ampliar a segurança nas escolas e creches municipais. Além de aumentar a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) realizando rondas escolares, as Secretarias Municipais de Segurança Pública (SSP) e de Educação (SEDUC) se uniram e lançaram na segunda-feira, 10/04, o aplicativo SOS Escola, que funciona como uma espécie de Botão do Pânico. A ferramenta digital foi apresentada para supervisores de ensino durante uma reunião promovida na sede da SEDUC.

O encontro contou com a participação da secretária de Educação Dirce Takano, do secretário executivo da SEDUC Prof. Oderlan Pereira de Souza, da secretária executiva de Segurança Pública Eliana Gonçalves Ribeiro, e do comandante da GCM de Taboão da Serra Nivaldo Menocci.

Na terça-feira, 12/04, o Governo Municipal realizou duas simulações de atendimento de ocorrências com uso do aplicativo SOS Escola, uma na creche EMI Luca, no Jardim Saint Moritz, e outra na EMEFEM Rui Barbosa, no Jardim Virgínia.

A secretária Dirce Takano reforça que a parceria com a SSP para uso do aplicativo é fundamental nesse momento. “Por conta da violência e da sensação de violência nas escolas, o aplicativo vai trazer essa segurança. Em qualquer eventualidade, as escolas e creches municipais terão acesso direto ao COI. E essa proximidade com a GCM nos traz mais tranquilidade, tanto para os estudantes, quanto para o corpo docente. Além disso, a presença da GCM ampliando as rondas escolares, aumenta ainda mais a segurança de todos”, explica.

Há mais de um ano o aplicativo SOS foi implantado em Taboão da Serra pelo Governo Municipal. Até então a ferramenta era utilizada para o atendimento de mulheres vítimas de violência com medida protetiva, cujos agressores descumpriam a medida. Agora o aplicativo está disponível também nas creches e escolas municipais para pedidos de socorro em casos de urgências ou emergências.

“O Governo Municipal solicitou o aumento de viaturas da GCM realizando rondas escolares. A GCM já realiza o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, como o entorno das escolas, e na quinta-feira, 06/04, foi autorizada a implantação de mais um dispositivo de segurança, que é o SOS Escola”, comenta a secretária Executiva de Segurança Pública Eliana Gonçalves Ribeiro.

O aplicativo SOS Escola, que faz parte do programa Escola Segura do Governo Municipal, já foi disponibilizado para as creches e escolas municipais e será instalado em smartphones de dois gestores, podendo ser diretor, vice-diretor ou coordenador pedagógico. Essas pessoas serão responsáveis por acionar a ferramenta em caso de urgência e emergência.

O Comandante Menocci explica que o aplicativo conta com duas funções. “O SOS Escola tem a opção de conversar com o COI caso o funcionário possa falar no momento e, se estiver impedido de falar, ele aperta o botão vermelho Pedir Ajuda. A partir do momento que forem acionados os comandos, aciona um alarme no COI e aparece na Central qual escola solicita auxílio e a geolocalização. As viaturas mais próximas são direcionadas para o local, uma vez que realmente é uma situação de perigo”, destaca.

Roda de Conversa – Escolas Mais Seguras

Nesta sexta-feira, 14/04, às 15h, o Governo Municipal e a Câmara de Vereadores promovem uma roda de conversa com forças de Segurança no encontro “Escolas Mais Seguras”, organizado pela SSP, SEDUC e GCM de Taboão da Serra em parceria com as Polícias Civil e Militar.

O encontro contará com a participação do Delegado da Seccional de Taboão da Serra Dr. Hélio Bressan, do Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar Tenente Coronel Mauricio Motta, da Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Dra. Maria Júlia Kaial Cury, além do Comandante da GCM de Taboão da Serra Nivaldo Menocci.

A roda de conversa é direcionada aos diretores de escolas públicas e privadas, comunidades escolares e toda a população.

Notícias relacionadas

Jardim São Judas recebe mutirão contra dengue da Prefeitura de Taboão da Serra neste sábado, 06 de abril_foto 1
Jardim São Judas recebe mutirão contra dengue neste sábado, 06 de abril
Governo Municipal promoverá ações de zeladoria e limpeza urbana para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti O Governo Muni...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
FOTO - Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia conheça a revolução nos espaços educacionais de Taboão da Serra (1)
Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia: conheça a revolução nos espaços educacionais de Taboão da Serra
Saiba mais sobre os NATs implantados no município e entenda como os ambientes foram planejados para o uso dos alunos e educadores Os N...
WhatsApp Image 2024-03-19 at 11.46.20
Secretaria de Educação e União Química levam temática ambiental para escolas da rede pública de Taboão da Serra
Com o programa Raízes da União, o Governo Municipal e a farmacêutica levarão o tema “Alimentação Sustentável, escolher bem, para viver me...
Pular para o conteúdo