24.09 - IMPULSIONA-110

Prefeitura entrega Títulos de Propriedade para 96 famílias no Impulsiona Taboão

Moradores da Vila Carmelina Gonçalves, Jardim Primavera, Sítio das Madres e Jardim Comunitário foram beneficiados pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária

A 4ª edição do Impulsiona Taboão beneficiou mais de 1.500 munícipes de Taboão da Serra que compareceram a EMEF Ugo Arduini, no sábado, 24/09. A ação social da Prefeitura levou ao Parque Jacarandá diversos programas e serviços do município e foi marcada por muita emoção, principalmente para 96 famílias que receberam o Título de Propriedade do local onde vivem.

Dentre os beneficiados pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), haviam moradores dos loteamentos Jardim Primavera, Sítio das Madres I e IV, Jardim Comunitário e mais de 40 famílias da Vila Carmelina Gonçalves. Esses últimos, há mais de 40 anos buscavam a regularização da área.

De acordo com a SEHAB, a tentativa de regularização da Vila Carmelina Gonçalves é antiga. O loteamento foi implantado em 1969 e em 1982 houve a primeira tentativa de regularização, ainda administrativa, com projeto na Prefeitura e que não chegou ao Cartório de Registro de Imóveis. Em 2007, com o Estatuto da Cidade e nova legislação urbanística, foi aberto novo processo para regularização da área, que terminou ao longo dos anos sem ser concluído.

“Em 2018, com esforço e dedicação da Comissão de Moradores da Vila Carmelina Gonçalves, e envolvimento de alguns agentes políticos da cidade, foi feita uma nova tentativa, mas naufragou por falta de vontade política”, contou o secretário Nílcio Regueira Dias (SEHAB).

“Em 2021, alguns atores políticos da cidade, me procuraram, o prefeito chamou a gente para uma reunião, e ele determinou que iria fazer a regularização da Vila Carmelina, que é uma das nossas prioridades. Ele disse para retomarmos esse processo que estava engavetado, ver o que poderíamos fazer, estudar a legislação, Novo Marco Legal e viabilizar a regularização da Vila Carmelina. Em uma reunião com a Comissão, o prefeito assinou na frente de todos a regularização do loteamento junto à prefeitura. Na semana seguinte protocolamos a documentação no cartório. O processo foi longo no Cartório, algumas pessoas não acreditavam mais, mas a gente lutou e recebemos a notícia há 15 dias que estava tudo certo e a gente marcou essa entrega dos Títulos de Propriedade”, completou Nílcio Regueira Dias.

Marilinda Galvão, que faz parte da Comissão de Moradores da Vila Carmelina, afirmou que o recebimento das escrituras é uma vitória. “Estamos na ‘briga’ desde de 1969, entrei em 1982 e graças a Deus hoje estamos vendo a luta pela vitória e todas as pessoas da prefeitura que deram apoio, fizeram cadastro e se dispuseram a trabalhar. Hoje estamos aqui para receber a nossa escritura definitiva, graças a Deus”, disse.

Lourival José de Lima, morador da Vila Carmelina Gonçalves, foi um dos beneficiados com a regularização. “Moro há 39 anos aqui no bairro, agradeço a Deus, vocês da Prefeitura, se não fosse vocês, nós não teríamos conseguido isso aqui (Título de Propriedade). A gente é dono e não é, mas sempre tem um para ajudar a gente. Todo mundo ficou contente demais. Tinha muita gente que não acreditava. Acredite em Deus e nos homens, existe gente boa ainda”, afirmou emocionado.

Já Ricardo, que também faz parte da Comissão de Moradores, declarou que “Só Deus sabe a luta que nós tivemos depois que a gente criou essa comissão. Várias lutas, várias discussões com alguns prefeitos que não deram atenção para gente, mas hoje a gente está aqui. É uma grande conquista estar aqui hoje, graças Governo Municipal que assumiu o compromisso, ele disponibilizou e assinou com a gente. Começamos a grande batalha com o cartório, várias reuniões. Para gente é uma grande conquista”.

Regularização
Após décadas depois da implantação, a Vila Carmelina Gonçalves foi regularizada no Cartório de Registro de Imóveis de Taboão da Serra. O loteamento registrado contém área total de 33.756m² e, pelo processo de loteamento, foram abertas matrículas para 131 lotes residenciais e dois equipamentos públicos, sendo um deles a EMEF Ugo Arduini.

Durante o Impulsiona Taboão, o secretário Nílcio Regueira Dias entregaram à secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Dirce Takano, o documento que regulariza o terreno da EMEF Ugo Arduini. A documentação permitirá que o município solicite recursos junto aos Governos Estadual e Federal para realizar melhorias na escola.

Notícias relacionadas

imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
FOTO - Programa Morar Melhor Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário (1)
Programa Morar Melhor: Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário
Estudantes de arquitetura, serviço social e profissionais da SDHMA fazem visitas monitoradas no bairro para levantamento dos imóveis que ...
prefeituranoseubairro022024 (7)
Governo Municipal realiza mais de 2.100 atendimentos em Prefeitura no Seu Bairro
Ação social levou programas e serviços municipais para mais perto da população A primeira edição de 2024 da ação social Prefeitura no ...
RELEASE_IMPULSIONA_MAR_2024
Prefeitura realiza Impulsiona Taboão com entrega de 150 Títulos de Propriedade para moradores do Jardim Vitória
Ação social com atendimentos em diversas áreas acontece no sábado, 16/03, das 10h às 16h, na EMEF Profª. Dalva Barbosa Lima Janson. Revit...
Pular para o conteúdo