FOTO - Prefeitura e Cooperzagati lançam coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem e geração de biodiesel (3)

Prefeitura e Cooperzagati lançam coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem e geração de biodiesel

População pode fazer a entrega voluntária na Cooperzagati, no Ecoponto Municipal e, a partir de 30/06, no Viveiro Municipal. Em julho pontos de recebimento serão expandidos para condomínios, mais equipamentos públicos e empreendimentos gastronômicos

O Governo Municipal, em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra (Cooperzagati), realizou na quarta-feira, 21/06, o lançamento de um novo serviço no município: a coleta de óleo de cozinha usado. A iniciativa faz parte da campanha Junho Verde, voltada à preservação e conscientização ambiental.

Dois pontos já recebem entregas voluntárias de óleo de cozinha usado: a própria Cooperzagati e o Ecoponto Municipal. A partir de 30/06, a população também poderá fazer entregas na Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) que será inaugurada no Parque Monte Alegre, no Viveiro Municipal.

A partir de 01/07, os pontos de recebimento de óleo de cozinha usado serão expandidos para condomínios, equipamentos públicos, restaurantes e empreendimentos gastronômicos. Os interessados em receber os coletores de óleo devem enviar um e-mail para meioambiente@taboaodaserra.sp.gov.br para cadastro.

“Estamos muito ansiosos com essa parceria, inclusive já recebemos contato de condomínios que toparam participar dessa iniciativa. Hoje a Cooperativa é responsável por cerca de 20% da coleta seletiva do município e conta com 22 cooperados, 22 famílias que tiram seu sustento unidas e, até o final do ano, teremos novos projetos e ainda mais novidades”, declara a presidente Luana de Oliveira.

O secretário Nílcio Regueira Dias ressalta a importância das parcerias. “Política ambiental só é possível se tornar viável com parcerias, sejam com as Secretarias, como as que temos com a Secretaria de Educação para capacitação das comunidades escolares e alunos, seja com empresas e associações como a Óleo Limpo e Cooperzagati, e também com os veículos de imprensa, que fazem com que a informação chegue até a população. Só temos a agradecer”, declara.

Selo Verde
“O Governo Municipal está comprometido com o desenvolvimento humano e econômico da nossa cidade, mas sem soltar as mãos do compromisso com o Meio Ambiente. Por isso, vamos dialogar com as empresas e redes gastronômicas da nossa cidade para incentivar quem ainda não descarta corretamente a se juntar a nós. Quem aceitar, receberá um Selo Verde de compromisso com o Meio Ambiente”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan.

Reciclar é a solução

Segundo a coordenadora de Educação Ambiente, Deyse Brumatti, o óleo de cozinha é muito nocivo ao meio ambiente. “O óleo de cozinha usado é uma das substâncias que mais entopem as redes de esgoto e galerias pluviais. Além disso, ele ainda pode contaminar e impermeabilizar o solo, impedindo a passagem da água da chuva e, consequentemente, resultando em enchentes ou alagamentos. Estima-se que cada litro de óleo jogado pelo encanamento comprometem 20 mil litros de água. Por isso, ele não pode ser descartado na pia, esgoto ou no chão. Após esfriar, coloque o óleo de cozinha usado em uma garrafa plástica e leve até um dos pontos de recebimento.”, explica.

“Todo óleo de cozinha usado que for arrecadado em Taboão da Serra através dessa parceria com a Cooperzagati será destinado para a produção de biodiesel, por uma empresa do litoral, e brevemente resultará em mais renda para os cooperados”, explica Temístocles Mello, da empresa Óleo Limpo.

O secretário Valdemar Aprígio (SEMA), destaca que o Governo Municipal conta com o apoio da população. “Convidamos a todos para se engajarem nesse projeto. Leve o óleo de cozinha usado aos pontos de coleta. Precisamos que todos se engajem com a gente para que tenhamos êxito. Quem ganha somos todos nós, munícipes, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem”, conclui.

Serviço:
Cooperzagati
R. Porfírio Herdeiro, 440 – Parque Industrial das Oliveiras
Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Telefone: (11) 4701-6443

Ecoponto de Taboão da Serra
Rua José Milani, 275 – Jardim Irapuã
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

Escola Livre de Educação Ambiental (a partir de 30/06)
Rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre
Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Notícias relacionadas

imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
FOTO - Programa Morar Melhor Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário (1)
Programa Morar Melhor: Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário
Estudantes de arquitetura, serviço social e profissionais da SDHMA fazem visitas monitoradas no bairro para levantamento dos imóveis que ...
prefeituranoseubairro022024 (7)
Governo Municipal realiza mais de 2.100 atendimentos em Prefeitura no Seu Bairro
Ação social levou programas e serviços municipais para mais perto da população A primeira edição de 2024 da ação social Prefeitura no ...
RELEASE_IMPULSIONA_MAR_2024
Prefeitura realiza Impulsiona Taboão com entrega de 150 Títulos de Propriedade para moradores do Jardim Vitória
Ação social com atendimentos em diversas áreas acontece no sábado, 16/03, das 10h às 16h, na EMEF Profª. Dalva Barbosa Lima Janson. Revit...
Pular para o conteúdo