FOTO - Prefeitura e Cooperzagati lançam coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem e geração de biodiesel (3)

Prefeitura e Cooperzagati lançam coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem e geração de biodiesel

População pode fazer a entrega voluntária na Cooperzagati, no Ecoponto Municipal e, a partir de 30/06, no Viveiro Municipal. Em julho pontos de recebimento serão expandidos para condomínios, mais equipamentos públicos e empreendimentos gastronômicos

O Governo Municipal, em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra (Cooperzagati), realizou na quarta-feira, 21/06, o lançamento de um novo serviço no município: a coleta de óleo de cozinha usado. A iniciativa faz parte da campanha Junho Verde, voltada à preservação e conscientização ambiental.

Dois pontos já recebem entregas voluntárias de óleo de cozinha usado: a própria Cooperzagati e o Ecoponto Municipal. A partir de 30/06, a população também poderá fazer entregas na Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) que será inaugurada no Parque Monte Alegre, no Viveiro Municipal.

A partir de 01/07, os pontos de recebimento de óleo de cozinha usado serão expandidos para condomínios, equipamentos públicos, restaurantes e empreendimentos gastronômicos. Os interessados em receber os coletores de óleo devem enviar um e-mail para meioambiente@taboaodaserra.sp.gov.br para cadastro.

“Estamos muito ansiosos com essa parceria, inclusive já recebemos contato de condomínios que toparam participar dessa iniciativa. Hoje a Cooperativa é responsável por cerca de 20% da coleta seletiva do município e conta com 22 cooperados, 22 famílias que tiram seu sustento unidas e, até o final do ano, teremos novos projetos e ainda mais novidades”, declara a presidente Luana de Oliveira.

O secretário Nílcio Regueira Dias ressalta a importância das parcerias. “Política ambiental só é possível se tornar viável com parcerias, sejam com as Secretarias, como as que temos com a Secretaria de Educação para capacitação das comunidades escolares e alunos, seja com empresas e associações como a Óleo Limpo e Cooperzagati, e também com os veículos de imprensa, que fazem com que a informação chegue até a população. Só temos a agradecer”, declara.

Selo Verde
“O Governo Municipal está comprometido com o desenvolvimento humano e econômico da nossa cidade, mas sem soltar as mãos do compromisso com o Meio Ambiente. Por isso, vamos dialogar com as empresas e redes gastronômicas da nossa cidade para incentivar quem ainda não descarta corretamente a se juntar a nós. Quem aceitar, receberá um Selo Verde de compromisso com o Meio Ambiente”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan.

Reciclar é a solução

Segundo a coordenadora de Educação Ambiente, Deyse Brumatti, o óleo de cozinha é muito nocivo ao meio ambiente. “O óleo de cozinha usado é uma das substâncias que mais entopem as redes de esgoto e galerias pluviais. Além disso, ele ainda pode contaminar e impermeabilizar o solo, impedindo a passagem da água da chuva e, consequentemente, resultando em enchentes ou alagamentos. Estima-se que cada litro de óleo jogado pelo encanamento comprometem 20 mil litros de água. Por isso, ele não pode ser descartado na pia, esgoto ou no chão. Após esfriar, coloque o óleo de cozinha usado em uma garrafa plástica e leve até um dos pontos de recebimento.”, explica.

“Todo óleo de cozinha usado que for arrecadado em Taboão da Serra através dessa parceria com a Cooperzagati será destinado para a produção de biodiesel, por uma empresa do litoral, e brevemente resultará em mais renda para os cooperados”, explica Temístocles Mello, da empresa Óleo Limpo.

O secretário Valdemar Aprígio (SEMA), destaca que o Governo Municipal conta com o apoio da população. “Convidamos a todos para se engajarem nesse projeto. Leve o óleo de cozinha usado aos pontos de coleta. Precisamos que todos se engajem com a gente para que tenhamos êxito. Quem ganha somos todos nós, munícipes, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem”, conclui.

Serviço:
Cooperzagati
R. Porfírio Herdeiro, 440 – Parque Industrial das Oliveiras
Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Telefone: (11) 4701-6443

Ecoponto de Taboão da Serra
Rua José Milani, 275 – Jardim Irapuã
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

Escola Livre de Educação Ambiental (a partir de 30/06)
Rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre
Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Notícias relacionadas

ARTE - Hospital Veterinário Público Municipal de Taboão da Serra será inaugurado neste sábado 296 pelo Governo
Hospital Veterinário Público Municipal de Taboão da Serra será inaugurado neste sábado, 29/6
Localizado na Rua Victor Campisi, 255, no Parque Industrial das Oliveiras, atendimentos iniciam na segunda-feira (01/07) O Governo Mun...
ARTE - NOVO PAC-PERIFERIAVIVA
Taboão da Serra recebe Secretaria do Governo Federal para lançamento do programa Periferia Viva
Ato será nesta sexta-feira, 21/6, às 14h, no Jardim Salete Nesta sexta-feira, 21 de junho, às 14h, acontece em Taboão da Serra o lança...
METRÔ TABOÃO DA SERRA 01
Governo do Estado assina aditivo com Grupo CCR para extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra
Estação será construída em terreno da antiga Sorana Sul e será a primeira fora da capital paulista A construção da Estação Taboão da Serr...
cidades-excelentes00
Taboão da Serra conquista 3º lugar em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024
Políticas adotadas pelo Governo Municipal garantiram que cidade fosse uma das finalista da premiação de boas práticas da gestão pública ...
Pular para o conteúdo