O Maio Laranja foi celebrado no município com diversas ações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na nova avenida (antiga BR-116)
O Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi celebrado com ações em Taboão da Serra. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), promoveu a campanha Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes, com o objetivo de conscientizar a população e encorajar denúncias.
Ao longo do mês, aconteceram diversas ações nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jd. Trianon, Pirajuçara, Indiana, Monte Alegre, Saporito, Clementino, Vila Sônia do Taboão e Jd. Scândia. Lá, foram feitos trabalhos nas ruas, com panfletagem e conscientização nos comércios locais. O objetivo foi alcançar o maior número de pessoas, para orientar e alertar a população, além de prevenir novos casos.
Vanisa Cordeiro, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), destaca a importância de realizar a campanha. “Quando vamos aos territórios, as pessoas se sentem encorajadas a fazer as denúncias, e a gente imagina o tanto de prevenção que conseguimos ter com essas ações. É por meio delas que as pessoas se dão conta de que a sociedade e o território estão de olho”, ressalta.
Além do que foi realizado nos CRAS, na sexta-feira, 17/05, aconteceu mais uma parte da campanha, na nova avenida (antiga BR-116), realizada pelos servidores públicos. Lá, estavam equipes disponíveis nas proximidades das passarelas, promovendo diálogos. A ação foi finalizada com uma caminhada em prol da causa, da Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bontempo, até o Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Av. Dr. José Maciel, no Jardim Maria Rosa.
Saiba mais sobre a Faça Bonito:
A Faça Bonito é uma campanha nacional realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, que trabalha combatendo a exploração de crianças e adolescentes, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. As ações acontecem durante o ano todo, e seu símbolo é a flor laranja e amarela, que remete aos desenhos feitos na infância e relaciona a necessidade de proteção e cuidados.
Denuncie
Caso você conheça alguma criança ou adolescente que está passando por situação de abuso ou violência sexual, disque:
100 – Direitos Humanos
153 – Guarda Civil Municipal (GCM)
190 – Polícia Militar
Serviço:
Conselho Tutelar Centro
Local: Av. Dr. José Maciel, 273, Jardim Maria Rosa
Funcionamento: das 08h às 17h
Telefone: (11) 4701-1618
Conselho Tutelar Pirajuçara
Local: Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, Jardim Panorama
Funcionamento: das 08h às 17h
Telefone: (11) 4139-2416
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS)
Local: Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama
Funcionamento: das 08h às 17h
Telefone: (11) 4138-8040
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Local: Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeikis
Funcionamento: das 08h às 17h
Telefone: (11) 4139-1105