FOTO - Prefeitura de Taboão da Serra promoveu formação para Agentes Comunitários de Saúde (2)

Prefeitura de Taboão da Serra promoveu formação para Agentes Comunitários de Saúde

Profissionais são responsáveis por conectar a população com os serviços de saúde do município

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Taboão da Serra realizou o processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação aconteceu em oito encontros mensais com duração de cinco horas cada, durante os quais diversos temas foram abordados.

Alguns dos tópicos levantados durante a formação foram: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); saúde da pessoa idosa, o que engloba saúde física e mental, pautas defendidas pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa; serviços de assistência social como o Auxílio Brasil, atendimento nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e benefícios eventuais; campanha Agosto Dourado, que procura conscientizar sobre a importância da amamentação para a saúde da criança; temas relacionados à saúde da mulher, como o câncer de mama, abordado para chamar a atenção para a campanha Outubro Rosa, e o pré-natal de risco e sem risco; e também o Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT).

O papel dos ACSs é realizar atividades educativas nos domicílios e espaços coletivos que conscientizem a população sobre a prevenção de doenças e a busca por hábitos mais saudáveis de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os Agentes Comunitários são a ponte entre a população e os serviços de saúde municipais, por isso essa formação é tão importante. Estes profissionais atuam identificando, reportando e levando informação sobre possíveis riscos à saúde para diversos tipos de pessoas, então precisam estar preparados para atender a todos da melhor forma possível”, disse José Alberto Tarifa, secretário de Saúde.

A Agente Comunitária de Saúde da UBS Santo Onofre, Andréa Borelli Romão, descreveu a experiência de participar das formações. “Foi muito bom. A gente sabia muita coisa, mas por cima, e aqui abrimos nossa mente para instruir os pacientes e dizer o que realmente é importante e o que deve ser feito. Às vezes eles perguntam para a gente algo que poderia ter sido falado com o médico, mas naquele momento ficaram com vergonha. Então, é importante esse vínculo, essa passagem de conhecimento para podermos repassar”, disse.

Em média 87 profissionais compareceram aos encontros de formação, entre participantes do Programa Saúde da Família (PSF) e Programa Agente Comunitário (PAC). O encerramento do programa formativo aconteceu no auditório da FECAF nesta terça-feira, 29/11, e contou com uma palestra sobre “Profilaxia Pré-exposição” (PrEP HIV), que consiste no uso de medicamentos para prevenir a infecção pelo vírus do HIV, causador da Aids.

“A Prefeitura de Taboão da Serra tem um cuidado todo especial em orientar todos os nossos profissionais, sejam médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e também os Agentes de Saúde. Eles tem a necessidade de ter a informação mais precisa possível. São pessoas que estão envolvidas com a comunidade que podem levar o conhecimento a todos. A importância da gente estar com eles é justamente oferecer essa orientação adequada”, declarou Ricardo de Moraes, coordenador da Clínica ISTs, Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra

Já Renata Cristina dos Santos, também Agente Comunitária da UBS Santo Onofre, agradeceu o palestrante Ricardo de Moraes e Vivian Rocha, psicóloga do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde da SMS. “Eu acredito que não escolhi ser ACS, fui escolhida. Tenho muita gratidão a Deus por isso, em poder levar o carinho e poder cuidar um pouco das pessoas. Sem palavras pra agradecer o carinho, o cuidado e o conhecimento que nos passaram nesses oito encontros”, afirmou.

“Foi maravilhoso e eu espero que continue, porque conhecimento nunca é demais e muda o tempo todo com relação à saúde. Gostaria muito que continuasse”, completou Renata Cristina.

Notícias relacionadas

ARTE - Campanha de vacinação contra a gripe segue em Taboão da Serra
Campanha de vacinação contra a gripe segue em Taboão da Serra
Imunizante está disponível nas 14 Unidades Básica de Saúde e pessoas com mais de 6 meses podem receber a vacina   A campanha de vaci...
FOTO - Nova UBS Parque Laguna é inaugurada em Taboão da Serra (4)
Nova UBS Parque Laguna é inaugurada em Taboão da Serra
Unidade está instalada na Rua Ida Romussi Gasparinetti, 381, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h A população de Taboão da...
mençaohonrosa
Taboão da Serra recebe Menção Honrosa em 37º Congresso de Secretários Municipal de Saúde do Estado de São Paulo
Programa Mãos Juntas, voltado ao acolhimento, reflexão e orientação para prevenção à violência nas escolas, garantiu honraria ao municípi...
ARTE - Governo Municipal entrega nova UBS Parque Laguna neste sábado, 4 de maio
Governo Municipal entrega nova UBS Parque Laguna neste sábado, 4 de maio
A partir das 10h, moradores poderão contar com diversos serviços de saúde na Rua Ida Romussi Gasparinetti, 381 – Parque Laguna A...
Pular para o conteúdo