Unidade de Básica de Saúde do Jardim América recebeu nome da médica que faleceu em decorrência da Covid-19
A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na sexta-feira, 11/11, uma cerimônia póstuma em homenagem a Dra. Tânia Regina Santos Andrade, médica que faleceu em dezembro de 2020 vítima da Covid-19. Para eternizar o nome da servidora que dedicou muitos anos de sua vida ao atendimento de pacientes da cidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim América foi reinaugurada e, conforme Lei Municipal Nº 2.405/2022, passou a ser denominada UBS Dra. Tânia Regina Santos Andrade.
A cerimônia contou com presença dos sobrinhos da Dra. Tânia, Aimara Aguiar de Andrade e Vitor Aguiar de Andrade, amigos, ex-colegas de trabalho, pacientes, vereadores, além dos os secretários José Alberto Tarifa (Saúde), Arnoldo Landiva (Comunicação), o diretor da unidade Jefferson Dias, a ex-diretora da UBS Patrícia Fernandes e o coordenador médico Hércules Marques.
“A Dra. Tânia foi uma pessoa que hoje nós podemos ver o quanto ela era querida pelas pessoas de Taboão da Serra, seja funcionários que trabalharam com ela, pacientes e outros médicos. Ela deixou um legado e uma saudade muito grandes, e vai fazer muita falta. Mais uma vez agradeço a iniciativa da Prefeitura. Tenho certeza que de onde ela está, está muito feliz”, afirmou o sobrinho Vitor Aguiar de Andrade.
“A gente sabia que ela era muito querida, mas não nesta proporção. A gente fica muito feliz, a família toda não pode estar aqui, mas a gente veio representar todo mundo, estamos muito felizes”, completou Aimara Aguiar de Andrade.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa recordou como conheceu a médica. “Conheci a Dra. Tânia atendendo nos prontos socorros e o dia que era de plantão dela, a unidade enchia, pois todos os pacientes queriam ser consultados com a Dra. Tânia. Além de excelente médica tecnicamente, ela era uma excelente médica na atenção ao paciente, algo que a gente sempre buscou. Ela tinha isso no coração e, inclusive, fui um dos responsáveis a trazer ela para o atendimento em UBS”, relembrou. “Dra. Tânia realmente era uma médica diferenciada, que tinha verdadeira vocação para medicina, não trabalhava por dinheiro ou por qualquer outro interesse que não o bem-estar da população”, completou o secretário.
Formada em Direito, Dra. Tânia encontrou na medicina uma paixão que se tornou sua vocação. Em Taboão da Serra, atendeu no antigo Pronto Socorro Dr. Akira Tada quando ainda era no Parque Assunção, passou pela UBS Dr. Akira Tada (hoje UBS Dra. Maria José de Albuquerque), UBS Oliveiras/Marabá e UBS Jardim América. Ela falava 10 línguas, como inglês, francês, espanhol, japonês, coreanos e, antes de falecer, tentava aprender árabe.
A amiga e ex-colega de trabalho, Maria de Fátima, moradora do Sítio das Madres, destacou o carinho da médica. “Ela era uma pessoa muito querida na vida da gente. Cuidei dela o máximo que eu podia, aquele carinho que ela tinha pelos pacientes, virava a noite e não cuidada dela mesma, primeiramente eram os pacientes. Todo ano, na data de falecimento dela, mando rezar uma missa por ela. Ela era um pessoa muito boa para os pacientes e pra gente funcionários também. Era uma pessoa muito dedicada, lembro dela com muito carinho”, comentou.