Programa já está disponível em todas as UBSs, e munícipes podem se cadastrar, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h
O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde (SMS), lançou um projeto de distribuição de kits de diabetes em casa. O programa, que iniciou na sexta-feira, 03/03, será mensal e quase quatro mil pacientes receberão em casa, além de fazer parte do “Remédio em casa”, que consiste na entrega de medicamentos de saúde mental na residência dos pacientes cadastrados.
Toda a logística de distribuição está centralizada na UBS Oliveiras/Marabá, onde os cadastros são enviados de todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim como também as quantidades de insumos necessários para cada paciente.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, destacou a iniciativa. “Essa é uma ideia do Chefe do Executivo de Taboão da Serra para dar mais conforto para a população. Inicialmente, nós começamos com a entrega dos remédios de saúde mental em casa, então o paciente recebe seu remédio controlado no endereço, mediante a entrega da receita no posto de saúde. Com o sucesso desse programa, nós resolvemos ampliar também para os kits de diabetes completo em casa. Esse é mais um avanço do nosso Governo”, comentou.
Os pacientes beneficiados pelo programa deverão ser insulinodependentes, isto é, ter a prescrição médica de insulina e relatório médico com a quantidade de insumos, além de verificações de glicemia capilar no dia. O cadastro para receber o kit em casa é realizado na UBS de referência. Os kit entregues pelo programa contém tiras reagentes, lancetas para punção digital, seringas de insulina e/ou agulhas para canetas.
“Nós tínhamos implantado o Remédio em Casa, que já facilitava a vida de muitas pessoas, e agora conseguimos ampliar os atendimentos com a entrega dos kits de diabetes em casa. É um lançamento que já deu certo, e sei que beneficiará milhares de taboanenses! Estamos buscando sempre o que é melhor para poder devolver a dignidade do munícipe. Lutamos para reconstruir Taboão da Serra”, completou o secretário.
A enfermeira e coordenadora do projeto, Roseli Akiko Moreira, detalha como ocorrem as entregas. “O projeto começa nas UBSs, onde eles recebem os pacientes e cadastram. A partir daí nós começamos a fazer os kits com as informações passadas para nós, entregamos para o motoboy e ele leva o kit de insumos até a residência do paciente”, esclareceu.
Serviço
Realização de cadastro para receber os kits de diabetes
De segunda a sexta-feira das 07h às 17h
Locais de cadastro: