Nota Oficial-01-parque-laguna

Prefeitura de Taboão da Serra esclarece sobre obra parada da UBS Parque Laguna

Laudo técnico aponta falhas estruturais e divergências em relação ao projeto executivo. CDHU alega que unidade foi construída em terreno da companhia e solicita devolução da área

A Prefeitura de Taboão da Serra, em ato de transparência, compromisso, responsabilidade e respeito à população, vem a público esclarecer os motivos pelos quais a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Laguna encontra-se paralisada. A obra do posto de saúde para os moradores da região se tornou alvo de um imbróglio jurídico e extrajudicial.

O Governo Municipal, quando assumiu a gestão em janeiro de 2021, realizou uma vistoria em todas as obras em andamento, bem como nos prédios públicos, sendo uma delas, a construção da UBS Parque Laguna, na Rua Ida Romussi Gasparinetti.

À ocasião, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMO) informou que haviam encontrado inúmeras irregularidades na construção da unidade e que, inclusive, a obra divergia do projeto executivo, o que levou o Governo Municipal a paralisar os trabalhos pela empresa contratada e abrir um processo de Produção Antecipada de Provas no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (1000313-28.2021.8.26.0609).

Conforme consta no Laudo Técnico elaborado pela Arruda Simões Consultoria Avaliações & Perícias S/S Ldta., as irregularidades foram comprovadas, como a falta de execução de pilares vigas, embarrigamento nos fundos do muro de arrimo, pilares em seção inferior ou em posição distinta do projeto, entre outras falhas (pag. 140-144).

Também foram realizados 32 ensaios de resistência do concreto pela empresa ConsultCon Engenharia, dos quais apenas dois (2) ensaios atingiram o fck de 25Mpa, indicando que o concreto utilizado não atende a especificação apontada nos projetos estruturais (pag. 140).

Além disto, os Ensaios de Resistência à Compressão do Concreto realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), apontam que o material utilizado na concretagem dos pilares 39, 13 e 37 situados no Pavimento Térreo e 1, 4 e 44 no 1º Pavimento da UBS Parque Laguna possuem resistência inferior à 25MPa, não atendendo a resistência indicada.

Segundo o parecer estrutural do relatório, “a estrutura no estado atual se encontra em equilíbrio instável que significa que qualquer mudança de carregamentos pode colocar em risco a estabilidade da estrutura”.

O relatório aponta ainda que “não há nenhuma possibilidade de se continuar a obra sem um projeto de reforço estrutural e com mais verificações da resistência à compressão do concreto das outras peças” e que “o reforço estrutural é imperativo para que se possa ter uma edificação que tenha o mínimo de segurança exigida pela NBR 6118:2014”.

Para agravar ainda mais a situação, o Governo Municipal recebeu uma notificação extrajudicial da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a qual informa que o imóvel na Rua Ida Romussi Gasparinetti, onde foi erguida a edificação da UBS Parque Laguna, pertence a Companhia e não houve qualquer autorização para a realizar as obras, uma vez que o local estaria destinado a construção do Conjunto Habitacional Taboão da Serra J.

Através da notificação, a CDHU solicitou ao município para que preste os esclarecimentos quanto ao ocorrido, bem como determinou a “consequente recuperação da área modificada, voltando ao status quo ante”, ou seja, que o terreno seja devolvido conforme o estado anterior ao início das obras.

O Governo Municipal trabalha para sanar a situação e evitar que os munícipes sejam ainda mais prejudicados por medidas tomadas em administrações anteriores.

Notícias relacionadas

ARTE - Festival Mais Esportes Taboão leva atividades à Quadra Poliesportiva do CSU neste sábado, 06 de abril
Festival Mais Esportes Taboão leva atividades à Quadra Poliesportiva do CSU neste sábado, 06 de abril
A partir das 08h, ação promoverá aulão de ginástica, partidas de vôlei, futsal e muito mais.Arena Jorge CSU será entregue à população apó...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
prefeituranoseubairro022024 (7)
Governo Municipal realiza mais de 2.100 atendimentos em Prefeitura no Seu Bairro
Ação social levou programas e serviços municipais para mais perto da população A primeira edição de 2024 da ação social Prefeitura no ...
RELEASE_IMPULSIONA_MAR_2024
Prefeitura realiza Impulsiona Taboão com entrega de 150 Títulos de Propriedade para moradores do Jardim Vitória
Ação social com atendimentos em diversas áreas acontece no sábado, 16/03, das 10h às 16h, na EMEF Profª. Dalva Barbosa Lima Janson. Revit...
Pular para o conteúdo