FOTO - Prefeitura de Taboão da Serra e União Química lançam projeto educacional “Sustentabilidade para a vida” (2)

Prefeitura de Taboão da Serra e União Química lançam projeto educacional “Sustentabilidade para a vida”

Objetivo é trabalhar com professores e alunos uma Agenda Ambiental positiva e em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU

Em celebração aos 64 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) e com a empresa União Química, promoveu a aula inaugural do projeto educacional “Sustentabilidade para a vida”. O encontro promovido no Cemur, em 28/02, contou com palestra ministrada pela Profª. Dra. Monica Simons, diretora do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG), e teve a participação de diretores, vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino.

Também participaram do encontro a secretária da Educação Dirce Takano, os secretários Nílcio Regueira Dias (SDUHMA), Arnoldo Landiva (Comunicação), Nil Felix (Cultura e Turismo), o secretário executivo de Educação Prof. Oderlan Pereira, a diretora do Departamento de Formação da SEDUC Domingas Pereira, a coordenadora de Educação Ambiental da SDUHMA Deyse Brumatti, a coordenadora educacional da Planneta Elaine Malaspina, o diretor industrial da União Química Roberto Marchini, Ana Luisa Isidio Vega do programa Raízes da União, entre outros funcionários da União Química.

À ocasião, a secretária Dirce Takano destacou que o projeto trará formação e qualificação para todos os profissionais da rede municipal de ensino. “Demos início a aula inaugural do projeto Sustentabilidade para a vida, que irá atender toda rede, sendo mais de dois mil profissionais e 28 mil alunos. Esse projeto da Prefeitura, que também conta com parceria da União Química, busca a sensibilização e de toda equipe das nossas escola e da comunidade escolar”, comentou.

O “Sustentabilidade para a vida” também az parte do compromisso assumido pelo Governo Municipal de trabalhar em Taboão da Serra uma Agenda Ambiental positiva e em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ODS foram criados para erradicar a pobreza, vencer a desigualdade econômica e promover vida digna a todos, sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Nesse sentido, a Prefeitura tem buscado o engajamento dos diversos setores da sociedade, incluindo os moradores, empresários, empreendimentos e servidores públicos.

“Nossa Agenda Ambiental é territorial e ocorre de forma matricial com as demais secretarias. Por isso este trabalho conjunto com a SEDUC é tão importante e contribui na produção de uma cidade mais justa e sustentável, que é o objetivo principal dos ODS”, explicou o secretário Nílcio Regueira Dias.

“Temos uma série de programas ambientais já ocorrendo em Taboão da Serra que reconhece os educadores da rede como agentes de transformação. Além disso, estamos às vesperas da inauguração de um equipamento fundamental para nossa cidade que é a nossa Escola Livre de Educação Ambiental e se constituirá como um importante espaço para o aprendizado e interpretação ambiental, completou o secretário.

Amanda Feitosa Bastos, supervisora de Meio Ambiente da União Química – Unidade de Taboão da Serra, falou da importância da parceria com o município. “O programa Raízes da União surgiu com a ideia do plantio de 1 milhão de árvores, mas a gente viu que sem parcerias com os Municípios era impossível implementar e fazer essa meta acontecer. Além de recebermos o apoio do Prefeito Aprigio, o primeiro trabalho conjunto ocorreu com o pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente Depois iniciamos as atividades voltadas para os educadores da Secretaria de Educação, afirmou.

“O Raízes da União foi criado para ultrapassar as barreiras da empresa e chegar na sociedadeTaboão é um município importante e a Prefeitura que já estava desenvolvendo esse trabalho de gestão pública ambiental com maestria, se colocou como um parceiro essencial. , concluiu Amanda.

Durante o encontro, a Prefeitura de Taboão da Serra recebeu um prêmio no valor de R$30 mil da empresa União Química.do A verba será utilizada na aquisição de equipamentos para a Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) de Taboão da Serra. A unidade está prevista para ser entregue durante a campanha ambiental Junho Verde.

Além da aula inaugural ministrada pela Profª. Dra. Monica Simons, o encontro no Cemur contou com exposições de projetos ambientais desenvolvidos pelas escolas municipais.

Notícias relacionadas

Jardim São Judas recebe mutirão contra dengue da Prefeitura de Taboão da Serra neste sábado, 06 de abril_foto 1
Jardim São Judas recebe mutirão contra dengue neste sábado, 06 de abril
Governo Municipal promoverá ações de zeladoria e limpeza urbana para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti O Governo Muni...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
FOTO - Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia conheça a revolução nos espaços educacionais de Taboão da Serra (1)
Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia: conheça a revolução nos espaços educacionais de Taboão da Serra
Saiba mais sobre os NATs implantados no município e entenda como os ambientes foram planejados para o uso dos alunos e educadores Os N...
FOTO - Programa Morar Melhor Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário (1)
Programa Morar Melhor: Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário
Estudantes de arquitetura, serviço social e profissionais da SDHMA fazem visitas monitoradas no bairro para levantamento dos imóveis que ...
Pular para o conteúdo