FOTO - Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia conheça a revolução nos espaços educacionais de Taboão da Serra (1)

Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia: conheça a revolução nos espaços educacionais de Taboão da Serra

Saiba mais sobre os NATs implantados no município e entenda como os ambientes foram planejados para o uso dos alunos e educadores

Os Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia (NATs) de Taboão da Serra representam uma revolução na concepção de espaços educacionais dentro da escola. Eles são locais personalizados que contemplam recursos incríveis para impulsionar as habilidades de investigação e experimentação dos educadores e estudantes. Hoje, o município conta com três NATs.

O primeiro, inaugurado em agosto de 2023, está localizado na EMI Cuca, foi todo pensado e desenvolvido para crianças da creche, além de ser um espaço para formação de educadores. O segundo NAT, inaugurado em setembro de 2023, fica na EMEFEM Rui Barbosa, com proposta pedagógica voltada ao Ensino Fundamental I. O terceiro, inaugurado em dezembro de 2023, foi implantado na EMEB Darcy Ribeiro, atendendo estudantes do Jardim até o 5º ano, com turmas em período integral e proposta que abrange todas essas turmas na unidade escolar.

Cada detalhe da arquitetura dos NATs foi cuidadosamente pensado para promover um ambiente propício ao aprendizado e à criatividade dos estudantes e educadores. O mobiliário é todo móvel e adaptável, permitindo que sejam facilmente rearranjados de acordo com a proposta da aula ou formação. Mesas, cadeiras e armários podem ser deslocados, facilitando a circulação nos ambientes da escola, promovendo maior flexibilidade e dinamismo no uso dos espaços.

“É uma mudança no nosso entendimento, na concepção do que é uma sala de aula, não necessariamente composta apenas por mesas e cadeiras, papel e lápis, mas ambientes de aprendizagem, onde os estudantes podem buscar e criar seus próprios projetos, sendo protagonistas da sua aprendizagem”, comentou a secretária de educação Dirce Takano.
Dentro dos NATs, foram criados diversos ambientes que visam estimular diferentes tipos de atividades. Desde o cantinho da leitura, destinado à imersão literária, até o palco para atividades artísticas, que incentiva a expressão criativa dos estudantes, cada espaço foi projetado para atender às necessidades e interesses dos estudantes e educadores.

“Os alunos tiveram uma melhora significativa na alfabetização durante as aulas de tecnologia no NAT. Estamos percebendo o empenho de todos, as crianças empolgadas e a participação das famílias na aprendizagem”, revelou a professora Taheni, do 1º ano B na EMEFEM Rui Barbosa.

O Núcleo de Aprendizagem e Tecnologia da EMI Cuca, por exemplo, conta com uma área externa especialmente projetada, repleta de plantas e com acesso contínuo à luz solar. Essa área proporciona um ambiente tranquilo e inspirador para atividades ao ar livre, promovendo uma conexão mais profunda com a natureza e estimulando a criatividade e o bem-estar das crianças.

A arquitetura e o dinamismo na ambientação facilitam a proposta de utilizar os NATs como locais de experimentação de práticas pedagógicas. A iniciativa foi muito bem recebida e já é um grande sucesso na comunidade escolar do município.

Vale destacar também a integração entre a equipe gestora e os professores, bem como a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante as formações nos NATs. Esse tipo de integração e a aplicação direta das formações contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

Os espaços têm sido utilizados por todos os segmentos, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, e seguem contribuindo com a aprendizagem da robótica, leitura, sustentabilidade, alfabetização, cultura maker e muito mais.


“Estou maravilhada. Não esperava que os alunos pudessem contar com esses recursos na rede municipal de ensino”, disse Giulie Santos, mãe do aluno Arthur Araújo, do 4º ano B da EMEB Darcy Ribeiro.

Para ficar de olho nas próximas novidades a respeito dos Núcleos de Aprendizagem e Tecnologia, bem como de outras ações educacionais em Taboão da Serra, acesse www.educataboao.com.br.

Notícias relacionadas

Jardim São Judas recebe mutirão contra dengue da Prefeitura de Taboão da Serra neste sábado, 06 de abril_foto 1
Jardim São Judas recebe mutirão contra dengue neste sábado, 06 de abril
Governo Municipal promoverá ações de zeladoria e limpeza urbana para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti O Governo Muni...
imp05
6ª edição do Impulsiona Taboão no Jardim Salete somou mais de 2 mil atendimentos e a entrega de 150 títulos de propriedade
A EMEF Profª Dalva Barbosa Lima Janson recebeu, em 16/03, a ação da Prefeitura que facilita o acesso da população aos serviços e programa...
WhatsApp Image 2024-03-19 at 11.46.20
Secretaria de Educação e União Química levam temática ambiental para escolas da rede pública de Taboão da Serra
Com o programa Raízes da União, o Governo Municipal e a farmacêutica levarão o tema “Alimentação Sustentável, escolher bem, para viver me...
FOTO - Kits de uniforme escolar com padrão de alta qualidade são distribuídos em Taboão da Serra
Kits de uniforme escolar com padrão de alta qualidade são distribuídos em Taboão da Serra
O Governo Municipal garantiu a entrega no início do ano letivo e materiais escolares começaram a ser distribuídos nesta semana Os alun...
Pular para o conteúdo