FOTO - FOTO - Integra Taboão aborda karatê para a promoção de saúde e bem-estar entre idosos (1)

Integra Taboão aborda karatê para a promoção de saúde e bem-estar entre idosos

Encontro tratou movimentos da arte marcial para beneficiar atendidos pelo programa

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer (SEMEL), Cultura e Turismo (SEC), Assistência Social e Cidadania (SAS) e Saúde (SMS), realizou em 0108 uma nova edição do projeto Integra Taboão. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa e teve como foco o Karatê.

Camila Biagioni Rieper, gestora do Integra Taboão, destacou que projeto surgiu da necessidade de trabalhar a promoção de saúde e prevenção entre os idosos. “Nosso objetivo é fazer com que esses indivíduos ocupem os espaços dos equipamentos públicos esportivos, culturais, entre outros, de forma a favorecer o fortalecimento de vínculos, proporcionar aos munícipes diferentes vivências e promover os cuidados com a saúde”, explica.

Nesta edição do encontro, foram trabalhamos os movimentos do Karatê, arte marcial originada no Japão. “O Karatê traz muitos benefícios para a melhor idade, pois trabalha reflexo, equilíbrio, coordenação motora, fortalece as articulações, grupos musculares, tudo o que eles precisam para o dia a dia, além de ser uma atividade dinâmica com parte prática, mas também com momentos de socialização e vários benefícios que adquirem no decorrer do tempo”, ressalta o coordenador do Departamento de Artes Marciais, Manoel Carlos Mckan.

A munícipe Maria Ivani Ferreira elogiou o programa e os profissionais. “Os professores aqui interagem, têm uma dedicação, é uma delícia, eu amei e é a primeira vez que estou fazendo. Senti muita dedicação do professor, porque ele sentou perto de mim e me explicava os movimentos, como eu tinha que fazer com a minha perna por causa da artrose. Me senti muito bem, gostei mesmo, muito bacana”, declarou.

Já o morador Antonio Jesus Garcia aproveitou o encontro para, além de se exercitar, lembrar do passado. “É um projeto maravilhoso que além do exercício físico que a gente está fazendo, há uma integridade junto com as pessoas, tem vários assuntos, conversa com várias pessoas é um projeto nota mil. Acho que deveria ser para sempre e melhorar cada vez mais. Eu fiz karatê há quase 60 anos e eu revivi o que eu já pratiquei. Foi fabuloso, uma lembrança de retornar ao passado”, comentou.

“O Integra Taboão é um projeto que veio para ficar. Ele oferece acompanhamento e assistência aos nossos munícipes com profissionais qualificados, com foco no bem-estar físico, mental, além de sociabilizar. Em nosso Governo somos gratos por proporcionar estas atividades aos nossos munícipes e assim devolver a dignidade à população”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Olívio Nóbrega.

Notícias relacionadas

FOTO - Inscrições para a 15ª Corrida do Trabalhador de Taboão da Serra vão até o dia 28
Inscrições para a 15ª Corrida do Trabalhador de Taboão da Serra vão até o dia 28
A maior competição de rua da região está com inscrições abertas até a última semana de abril Já estão abertas as inscrições para a 15ª...
ARTE - Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril em Taboão da Serra
Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril
O serviço socioassistencial oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) estará na rua Flávio Dohoczki, próximo à EM...
FOTO - Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra atendem casos suspeitos de dengue (1)
Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra atendem casos suspeitos de dengue
Munícipes podem contar com equipe multiprofissional de segunda a sexta-feira e aos sábados Os moradores de Taboão da Serra com sintoma...
ARTE - 2ª Edição do Projeto Rua do Samba será realizada em 21 de abril no Jd. Beatriz
2ª Edição do Projeto Rua do Samba será realizada em 21 de abril no Jd. Beatriz
O evento é gratuito e contará com roda de samba com participação especial de Jônatas Petróleo, aula de samba rock, feijoada especial e mu...
Pular para o conteúdo