Unidade voltada à sensibilização para preservação do Meio Ambiente fica na Rua Casablanca, 185, no Parque Monte Alegre. Os agendamentos para visitas são através do e-mail elea@ts.sp.gov.br
Taboão da Serra deu um largo passo com relação à conscientização dos moradores sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental. O Governo Municipal entregou na sexta-feira, 30/06, a Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA), primeiro equipamento público municipal planejado para possibilitar a vivência, interpretação ambiental e sensibilização para a proteção do Meio Ambiente e ao cuidado com a cidade.
A ELEA fica junto ao Viveiro Municipal, na Rua Casablanca, 185, no Parque Monte Alegre e funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Além de dialogar com a população sobre o Meio Ambiente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ELEA oferece Oficinas Ambientais como Produção de Biojóias e Jardins no Pote. As visitas acontecem mediante agendamento pelo e-mail elea@ts.sp.gov.br.
A criação da ELEA é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC).
“Esse é um marco na sustentabilidade em nossa cidade. Encerramos a campanha Junho Verde com chave de ouro. No Governo da Reconstrução, nossa agenda ambiental é efetiva e realizada com ações, sempre visando o bem-estar dos taboanenses desta e das futuras gerações”, afirmou o secretário de SDUHMA, Nílcio Regueira Dias.
“A Educação é uma parceira fundamental, com a qual iniciamos o projeto Sustentabilidade Para a Vida de formação de professores, realizamos oficinas de plantio e reciclagem com os alunos e comunidades, assim como também promovemos com outras pastas. A ELEA simboliza o compromisso do Governo Municipal com a população de Taboão da Serra. Agradeço a todos que nos ajudaram para que esse equipamento público se tornasse realidade”, completou o secretário.
Segundo a subsecretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ferreira Ramos, o Governo Municipal tem colecionado conquistas na área ambiental. “Modernizamos o marco legal de compensação ambiental, realizamos o plantio de mais de 3 mil mudas de árvores nativas, assinamos uma acordo que antecipa a universalização do saneamento básico, lançamos a Linha Verde para receber denúncias de crimes ambientais, e tantas outras ações. Uma política ambiental efetiva só é possível com parcerias, dialogando com todos os setores da sociedade e, através da ELEA conseguiremos ampliar essa ponte para que as ações cheguem cada vez mais longe”, explicou.
MASCOTES
Na abertura da solenidade, os alunos da EMEF Cecília Meireles e da Escola Municipal de Artes deram um show com apresentações. Na ocasião, também foram anunciados os nomes das mascotes da ELEA, escolhidos por votação com alunos da rede municipal: o papagaio-verdadeiro Porã (bonito), a saruê Nadi (mãe) e o caxinguelê Endi (luminosidade).
“As mascotes da Escolas Livre de Educação Ambiental estampam os materiais escolares dos nossos alunos. Mais do que personagens, elas são seres que fazem parte da fauna de Taboão da Serra, e ensinar as nossas crianças a valorizar e preservar o que temos é primordial quando pensamos em um futuro melhor. Ficamos muito emocionados”, afirmou a secretária de Educação, Dirce Takano.
Participaram da inauguração vereadores, os secretários Allan Mohamed (Gestão Estratégica), Arnoldo Landiva (Comunicação), José Vanderlei Santos (Transportes e Mobilidade Urbana), Júnior Eckstein (Administração e Tecnologia), Mário de Freitas (Governo), Nil Felix (Cultura e Turismo), Delegada Michele Santana (Segurança Pública), Olívio Nóbrega (Esportes e Lazer) e Wanderley Bressan (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), os secretários executivos Prof. Oderlan Pereira (SEDUC), Mara Pante (SDHUMA) e Claudemir Magrão (Governo).
Também estiveram presentes Roberto Marchini da União Química, Profª. Mônica Simons, Fabrício Debortoli da Cinpal, os ex-vereadores Paulo Felix, Arlete Silva e Rosângela Santos (Embu das Artes), a presidente da Cooperzagati Luana Oliveira, Ronaldo Costa Guimarães da Sabesp, além de servidores municipais e representantes da entidade de proteção animal Patre.
Serviço:
Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA)
Rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre
De segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Visitas mediante agendamento:
elea@ts.sp.gov.br
Linha Verde: (11) 4788-5496 (Telefone/ WhatsApp)