Novo espaço fica na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, no Jardim Panorama.

Governo Municipal entrega novo espaço do Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis de Taboão da Serra

Serviço funciona na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, no Jardim Panorama, e de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h

Taboão da Serra avançou nas políticas de atendimento às pessoas LGBTQIAPN+. Na sexta-feira, 16/06, o Governo Municipal inaugurou a sede do Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT), um espaço exclusivo que oferece acompanhamento aos munícipes em transição de gênero de forma segura e assistencial. O NUCPTT está localizado na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, no Jardim Panorama, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

O local oferece acolhimento com enfermagem, atendimentos com assistência social, endocrinologia, fonoaudiologia e ginecologia, além de assistência psiquiátrica e psicológica. Para serem acompanhados pelo serviço, os munícipes precisam ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para serem encaminhados.

Durante a solenidade de inauguração, a artista taboanense Rose Dorea, do Sarau da Cooperifa, e o filho Joshua Zali Dorea realizaram duas intervenções. A mãe recitou duas poesias, uma da escritora Florbela Espanca e outra do poeta Sérgio Vaz. Já o filho que é atendido pelo Núcleo, recitou duas poesias, sendo uma autoral.

Vênus Reis e Silva, também atendido pelo NUCPTT, elogiou o serviço. “Em conheci o Núcleo muito antes dele ser inaugurado. Na primeira consulta com a minha endócrino ela já me disse para colocar meu nome na lista de espera que, assim que o Núcleo abrisse eu seria uma das primeiras pessoas a serem chamadas. Estou nessa luta, junto com a Bruna, me disponibilizando sempre que possível para ajudar, porque esse espaço é muito importante. Não é só um espaço de saúde, é de acolhimento, de encontro. A gente poder ter contato com outras pessoas que assim como eu passam pelas mesmas coisas, da gente poder se ajudar, se unir, e isso é muito importante, a comunidade trans de Taboão da Serra estar unida, junta, lutando pelo mesmo objetivo que é a nossa sobrevivência”, disse.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, recordou que o NUCPTT é o primeiro do Conisud. “Há dois anos, a Bruna veio com a ideia de criar o projeto, demos aval para ela tocar e hoje temos aqui o Núcleo, que é referência em toda a região e mostra o que o Governo Municipal é. Um governo que cuida e é preocupado com pessoas, independente de gênero, cor, classe social e que se preocupa com qualidade de vida da população”, destacou.

A coordenadora do Núcleo, Bruna Soares afirmou que o serviço tem 120 munícipes cadastrados, dos quais 50 já são atendidos com hormonioterapia. “O Núcleo de Cuidados Trans vem para dar assistência aos munícipes trans, travestis e não binários, a terem acompanhamento de qualidade e promover bem-estar. Também trabalhamos em parceria com outras Secretarias, como a Educação para retomar os estudos, com o Desenvolvimento para empregabilidade, pois sabemos o quanto é difícil uma pessoa trans estar inserida no mercado de trabalho, entre outras pastas. Trabalhamos em rede e assim, pretendemos construir e fortalecer ainda mais o nosso vínculo como serviço público”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan, que há muitos anos luta pela visibilidade LGBTQIAPN+, reforçou que todo trabalho não foi em vão. “É muito bom poder ver que o esforço, suor e lágrimas de muitos LGBTs ao longo da história, culmina nesse momento tão importante. Agradeço ao prefeito, poderia ter todas as muletas possíveis e imagináveis para dizer que é conservador, mas que hoje inaugura um espaço exclusivo, digno, com uma equipe de ponta para atender a população trans. Parabéns  pela coragem de investir em políticas públicas que defendem não uma causa, mas a existência de pessoas”.

A drag queen e humorista Salete Campari relembrou que o Brasil é um país que mais mata LGBTQIAPN+ e cada nova política pública deve ser comemorada. “Um espaço desse é de tanta importância para a comunidade que a gente precisa divulgar todos os dias, independente de partido político, de sigla. A gente briga por políticas públicas que contemplem a periferia, a saúde, a educação. Esse é um dia de vitória pra gente. Acordei medo, me maquiei porque afinal de conta é aqui em Taboão da Serra que está se criando o espaço que é um exemplo para as cidades vizinhas. Prefeito, parabéns. Ser macho é fazer política para pessoas que precisa de verdade, pensar num espaço que atende pessoas que sofrem preconceito dentro de casa. Taboão está de parabéns”, destacou.

Além de atendidos pelo serviço, participaram da inauguração o secretário Wagner Eckstein (Assistência Social e Cidadania), Arnoldo Landiva (Comunicação), Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente), a subsecretária de Meio Ambiente Ruth Ferreira Ramos, a secretária Executiva de Assuntos Jurídicos Mônica Godoy, o secretário Executivo de Saúde Antonio Pierobom, o coordenador de Especialidades Vilson Louzada, o gestor da Clínica Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra Ricardo Moraes, além de Ian Carlos que representou a vice-prefeita de Cotia Ângela Maluf e o coordenador do Núcleo Trans de Cotia Nelio Girardo.

Serviço:
Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT)
Local: Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, Jardim Panorama
De segunda a sexta-feira, das 07h às 17h
Telefone: (11) 4788-5626
nucleo.tt@ts.sp.gov.br

Notícias relacionadas

ARTE - Campanha de vacinação contra a gripe segue em Taboão da Serra
Campanha de vacinação contra a gripe segue em Taboão da Serra
Imunizante está disponível nas 14 Unidades Básica de Saúde e pessoas com mais de 6 meses podem receber a vacina   A campanha de vaci...
FOTO - Nova UBS Parque Laguna é inaugurada em Taboão da Serra (4)
Nova UBS Parque Laguna é inaugurada em Taboão da Serra
Unidade está instalada na Rua Ida Romussi Gasparinetti, 381, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h A população de Taboão da...
mençaohonrosa
Taboão da Serra recebe Menção Honrosa em 37º Congresso de Secretários Municipal de Saúde do Estado de São Paulo
Programa Mãos Juntas, voltado ao acolhimento, reflexão e orientação para prevenção à violência nas escolas, garantiu honraria ao municípi...
ARTE - Governo Municipal entrega nova UBS Parque Laguna neste sábado, 4 de maio
Governo Municipal entrega nova UBS Parque Laguna neste sábado, 4 de maio
A partir das 10h, moradores poderão contar com diversos serviços de saúde na Rua Ida Romussi Gasparinetti, 381 – Parque Laguna A...
Pular para o conteúdo