Estação será construída em terreno da antiga Sorana Sul e será a primeira fora da capital paulista
A construção da Estação Taboão da Serra do Metrô está cada vez mais próxima de sair do papel. Na última segunda-feira, 10 de junho, o Governo do Estado de São Paulo assinou um termo aditivo com o Grupo CCR – ViaQuatro para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de Metrô, de Vila Sônia a Taboão da Serra. A solenidade acontece na Nova Sede Administrativa da Prefeitura de Taboão da Serra, na antiga Niasi.
A Estação Taboão da Serra do Metrô será a primeira fora da capital paulista. Ela será implantada na antiga concessionária de veículos Sorana Sul, localizada às margens da nova avenida (antiga BR-116), no Parque Santos Dumont. A obra também contemplará um terminal de ônibus para embarque e desembarque de usuários e a construção de um túnel subterrâneo para a passagem de pedestres.
Na último dia 3 de junho, a Prefeitura de Taboão da Serra e o Governo do Estado firmaram convênio visando a conjugação de esforços para a implantação do projeto de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô até o município. Com o convênio, a Prefeitura permite ao Governo Estadual a ocupação de duas áreas no terreno da Nova Sede Administrativa Municipal, onde serão construídos os poços secantes, um edifício para apoio técnico e operacional e parte da saída de emergência e ventilação da linha.
Além da Estação Taboão da Serra, será erguida a estação Chácara do Jockey, em São Paulo. Segundo o Governo Estadual, ambas serão construídas e entregues ao mesmo tempo. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto prevê a extensão da Linha 4-Amarela com mais 3,3 km, o que vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia.
A previsão do Governo do Estado é que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028. Durante as obras, aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados.
Municipalização
A Municipalização do trecho de Taboão da Serra da então Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), hoje nova avenida, possibilitou que o projeto de expansão até da Linha 4-Amarela fosse viabilizado e a estação seja instalada realmente em Taboão da Serra e não nos limites entre o município e a capital.
Uma vez passada a administração da via para a Prefeitura, não é mais necessário pedir licenças e autorizações ao Governo Federal e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que poderia retardar ou inviabilizar o processo.