Objetivo foi atualizar os conhecimentos dos guardas para servir e proteger cada vez mais a população
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Taboão da Serra promoveu nos dias 13 e 14/06 curso de capacitação sobre Defesa Pessoal para os Guardas Civis Municipais (GCM). O objetivo foi atualizar os conhecimentos dos guardas para servir e proteger cada vez mais a população.
O treinamento foi realizado na sede da GCM e foi ministrado por Emerson Januzzi e Savia Banhara. Januzzi é fundador da Latin America Federation – Krav Maga e é certificado pela The Academic College At Wingate em Israel. Já Banhara tem ampla experiência em Defesa Pessoal e já trabalhou como Guarda-Costa.
Com atividades teóricas e práticas, os GCMs puderam atualizar os conhecimentos sobre Defesa Pessoal e como agir em situações de controle de distúrbios civis em quem alguém tenta retirar a arma do coldre, ataques com facas, entre outras formas de agressão aos guardas.
Januzzi e Banhara, que são munícipes de Taboão da Serra, se voluntariaram para oferecer o treinamento. “Nós nos voluntariamos para vir dar esse treinamento devido ao começo dos ataques em escolas no estado. Com o decorrer do tempo, temos policiais sendo atacados, então orientamos sobre como agir em situações de ataques em escolas e também a defesa pessoal, quando pessoas mal intencionadas querem retirar a arma do GCM ou querem agredi-lo, de forma que ele tenha como usar dos meios necessários e equipamentos para se defender de ataque e conseguir mobilizar o agressor”, explica o instrutor Emerson Januzzi.
A secretária de Segurança Pública, Delegada Michele Santana, agradece a parceria. “Sempre investimos em cursos para que possam servir a população de forma cada vez mais excelente. Esse treinamento ofertado pelo Emerson Januzzi e pela Savia Banhara veio ao encontro das nossas propostas e agradecemos pela possibilidade dos nossos GCMs poderem ter acessos a conhecimentos”, declara.
O comandante da GCM de Taboão da Serra, Nivaldo Menocci, explica que os guardas precisam estar cada vez mais preparados. “Durante uma ação, o criminoso quer escapar de qualquer maneira, preferencialmente ileso e ele não vai pensar duas vezes antes de agredir o GCM. Então, nossos guardas precisam estar bem capacitados para protegerem a população e as próprias vidas”, diz.