Conselho Municipal do Idoso de Taboão da Serra realiza Seminário com debates sobre temas como direitos sociais e saúde da Melhor Idade_foto 2

Conselho Municipal do Idoso realiza Seminário sobre direitos sociais e saúde da Melhor Idade

A ação contou com a parceria das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer. Os atletas da Melhor Idade que participaram do 1º Jogos Municipais da Melhor Idade (JOMMITS) receberam as premiações e troféus

O Cemur recebeu no dia 30/09, o Seminário da Pessoa Idosa realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania (SAS), Esportes e Lazer (SEMEL) e Saúde (SMS). Os objetivos do evento eram celebrar o Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 01/10, e apresentar um debate sobre as políticas públicas de saúde voltadas para a melhor idade e premiar os participantes do 1º Jogos Municipais da Melhor Idde de Taboão a Serra (JOMMITS).

A cerimônia contou com as presenças do vereador Anderson Nóbrega, dos secretários de Assistência Social, Wagner Eckstein; de Saúde, José Alberto Tarifa; e Esportes e Lazer, Olívio Nóbrega. Também prestigiaram e fizeram parte da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Mario dos Santos e o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Edson Ferreira.

“É uma honra estar aqui com todos vocês e poder participar do Seminário da Pessoa Idosa. A importância do seminário é ter a participação de todos nós aqui não só para discutir a política pública da pessoa idosa, mas para refletir sobre aquilo que é a coisa mais importante da nossa vida: a saúde. Eu agradeço imensamente a presença e a participação de todos vocês aqui”, afirmou Edson Ferreira, presidente do CMI.

Todos os presentes entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Grupo da Melhor Idade do município realizou uma apresentação de coral cantando o Hino de Taboão da Serra. No final do evento, o Grupo de Dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa realizou um espetáculo.

“É uma alegria e responsabilidade estar aqui. Gostaria de parabenizar a todos pelo Seminário, pela organização. Compartilho com vocês programas os avanços na área de assistência social para a terceira idade: o Acesso Digital, que tem 70% do público composto por idosos que não têm internet ou dificuldade de acessar os serviços sociais. Outra ferramenta é o Renda Taboão, que atende de maneira prioritária este público já que instituímos porque percebemos que muitos idosos entre 60 e 64 anos não têm renda, não conseguem acessar o Auxílio Brasil, e estão desempregados”, declarou Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania.

“A população idosa cresceu no Brasil e no mundo, por isso uma nova construção na cidade precisa ter acessibilidade, precisa ter corrimão, mobilidade. Precisa pensar nos mínimos detalhes preparando a cidade para o futuro, e o futuro já está aí. É justamente adequar para a população que será uma das maiores da cidade e do país: os idosos”, completou Edson Ferreira.

Profissionais de saúde da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) orientaram o público acerca de diversos temas, como: acolhimento social; direitos de gratuidade e descontos; armazenamento correto de medicamentos; como adquirir e receber remédios de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde); alimentação saudável e prevenção de doenças comuns entre a população idosa, como diabetes e pressão alta; incidência de quedas e saúde bucal; atividade física; sexualidade e prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Após o seminário, aconteceu a premiação para os idosos que participaram do 1º JOMMITS (Jogos Municipais da Melhor Idade de Taboão da Serra). Com a intenção de incentivar a prática de atividades físicas pelos idosos, os jogos promoveram partidas de diversas modalidades, como xadrez, dama, dança, buraco, dominó, truco, vôlei adaptado. O professor e organizador da competição, Márcio Almeida, entregou as premiações para os atletas.

“Pra mim é uma honra estar a frente da pasta de esportes. Desde que essa posição me foi confiada, nós das secretarias temos trabalhado em união, o que permitiu a realização do JOMMITS para vocês. Agradeço e parabenizo a minha equipe do esporte, em especial o Márcio, que organizou os jogos”, disse Olívio Nóbrega, secretário de Esportes e Lazer.

“O Governo Municipal faz questão de que ter um olhar voltado para ações sociais. A intenção é amenizar as desigualdades sociais e dar qualidade de vida para todas as pessoas, de todas as idades. Para isso, a gente precisa ter um olhar diferenciado para cada setor da sociedade, principalmente com os idosos”, falou José Alberto Tarifa, secretário da Saúde.

Notícias relacionadas

FOTO - Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra atendem casos suspeitos de dengue (1)
Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra atendem casos suspeitos de dengue
Munícipes podem contar com equipe multiprofissional de segunda a sexta-feira e aos sábados Os moradores de Taboão da Serra com sintoma...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Dia D contra a gripe neste sábado, 13 de abril
Secretaria de Saúde realiza Dia D contra a gripe neste sábado, 13 de abril
Unidades Básicas de Saúde abrem das 09h às 15h para imunização de grupos prioritários   Sábado, 13/04, é o Dia D da campanha de vaci...
site_nucleo_trans
Núcleo Trans de Taboão da Serra atende em novo endereço no Jardim Record
Serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, na Rua Juazeiro, 47, no Jardim Record O Núcleo de Cuidados para Pessoas Tra...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
CCI Maria Rosa realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
Pessoas com 60 anos ou mais que jogam Truco, Dominó, Damas ou Buraco poderão se inscrever de 15 a 19/04, no próprio CCI. Seletiva acontec...
Pular para o conteúdo