cpa-2023 (1)

Centro Provisório de Acolhimento é oficialmente inaugurado em Taboão da Serra e Governo Municipal anuncia segundo Conselho Tutelar

Ações fazem parte das comemorações aos 64 anos de emancipação político-administrativa do município

O Centro Provisório de Acolhimento (CPA) de Taboão da Serra foi oficialmente inaugurado na sexta-feira, 24/02, em virtude da comemoração do aniversário de 64 anos do município. O local no Parque Laguna acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, como famílias que foram despejadas, até que possam se reintegrar na sociedade. O trabalho e o acolhimento são desenvolvidos através de uma parceria da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Sementes do Amanhã.

“É de tamanha felicidade inaugurar oficialmente o CPA, porque assim poderemos garantir o acolhimento de cada vez mais as pessoas que realmente precisam. A nossa gestão vem trazendo melhorias para que os munícipes possam se sentir mais dignos, estamos reconstruindo Taboão da Serra, para que inaugurações como essa possam acontecer cada vez mais”, comentou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.

O CPA tem uma estrutura para receber mais de 25 pessoas, onde farão cinco refeições e receberão cuidados básicos necessários. O ponto principal é recolocação dos acolhidos na sociedade, através de recursos oferecidos pela Prefeitura como a Educação para Jovens e Adultos (EJA) e o Emprega Taboão, que ajuda munícipes a encontrar uma oportunidade de emprego.

Ezequiel Dias Ferreira, assistido do CPA, tocou e cantou a música “Não Olhe pra Trás”, da banda Capital Inicial, em sinal de agradecimento, e também comentou o que o Centro Provisório de Acolhimento mudou na vida dele. “Aqui é um espaço que eu encontrei uma família que eu não tinha, porque eu fui encontrado em situação de rua e foi uma fase difícil para mim, e eles me deram apoio. Hoje eu vejo como se fosse o meu lar, onde me sinto acolhido e vejo também que posso dar continuidade na minha vida”, disse.

Os atendidos pelo CPA são encaminhados através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).

Além da inauguração do CPA, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania anunciou que o início dos trabalhos para a implantação do segundo Conselho Tutelar (CT) de Taboão da Serra.

“É de extrema importância os cuidados que temos com as pessoas, elas precisam de um lugar digno para ficar e nós garantimos o acolhimento delas com isso. Anunciamos também o segundo Conselho Tutelar, que é de fundamental importância na identificação de situações vulneráveis e desproteções das crianças e dos adolescentes. Estamos muito empenhados em poder constituir o segundo CT na região do Pirajuçara e assim avançar na política de proteção de crianças e adolescentes”, completou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.

“É um trabalho grandioso, porque você vê aos pouquinhos a transformação dessas pessoas que chegaram tão vulneráveis aqui no Centro Provisório de Acolhimento. Nós cuidamos e direcionamos tendo a certeza de que lá na frente eles terão um futuro melhor do que aqueles que tiveram quando estavam em situação de rua”, comentou a coordenadora do CPA, Vera Mendonça.

Serviço:
Centro Provisório de Acolhimento (CPA)
Rua Sebastião de Souza e Silva, 91, Parque Laguna

Secretaria de Assistência Social (SAS)
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60 – Jardim Panorama
Telefone: (11) 4138-8040
Email: sas@taboaodaserra.sp.gov.br

Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP)
Rua Felice Del Paggio, 100, na Vila Francisco Remeikis
Telefone: (11) 4135-3194

Notícias relacionadas

ARTE - Baile da Melhor Idade de Taboão da Serra celebra Mês da Dança
Baile da Melhor Idade celebra Mês da Dança
Encontro acontece toda última sexta-feira do mês no Cemur e no primeiro sábado do mês na EMEF Ugo Arduini, no Pirajuçara   Sexta-fei...
ARTE - Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril em Taboão da Serra
Jardim Maria Luiza recebe CRAS Itinerante de 17 a 19 de abril
O serviço socioassistencial oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) estará na rua Flávio Dohoczki, próximo à EM...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
CCI Maria Rosa realiza Seletiva de Jogos de Mesa para Jogos da Melhor Idade
Pessoas com 60 anos ou mais que jogam Truco, Dominó, Damas ou Buraco poderão se inscrever de 15 a 19/04, no próprio CCI. Seletiva acontec...
ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Prefeitura de Taboão da Serra leva CRAS Itinerante à Vila Iasi
Serviço estará de 10 a 12 de abril, das 09h às 15h, próximo à EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes, na Rua Ibiúna. Atendimento é por ordem de c...
Pular para o conteúdo