Ações fazem parte das comemorações aos 64 anos de emancipação político-administrativa do município
O Centro Provisório de Acolhimento (CPA) de Taboão da Serra foi oficialmente inaugurado na sexta-feira, 24/02, em virtude da comemoração do aniversário de 64 anos do município. O local no Parque Laguna acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, como famílias que foram despejadas, até que possam se reintegrar na sociedade. O trabalho e o acolhimento são desenvolvidos através de uma parceria da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Sementes do Amanhã.
“É de tamanha felicidade inaugurar oficialmente o CPA, porque assim poderemos garantir o acolhimento de cada vez mais as pessoas que realmente precisam. A nossa gestão vem trazendo melhorias para que os munícipes possam se sentir mais dignos, estamos reconstruindo Taboão da Serra, para que inaugurações como essa possam acontecer cada vez mais”, comentou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.
O CPA tem uma estrutura para receber mais de 25 pessoas, onde farão cinco refeições e receberão cuidados básicos necessários. O ponto principal é recolocação dos acolhidos na sociedade, através de recursos oferecidos pela Prefeitura como a Educação para Jovens e Adultos (EJA) e o Emprega Taboão, que ajuda munícipes a encontrar uma oportunidade de emprego.
Ezequiel Dias Ferreira, assistido do CPA, tocou e cantou a música “Não Olhe pra Trás”, da banda Capital Inicial, em sinal de agradecimento, e também comentou o que o Centro Provisório de Acolhimento mudou na vida dele. “Aqui é um espaço que eu encontrei uma família que eu não tinha, porque eu fui encontrado em situação de rua e foi uma fase difícil para mim, e eles me deram apoio. Hoje eu vejo como se fosse o meu lar, onde me sinto acolhido e vejo também que posso dar continuidade na minha vida”, disse.
Os atendidos pelo CPA são encaminhados através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).
Além da inauguração do CPA, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania anunciou que o início dos trabalhos para a implantação do segundo Conselho Tutelar (CT) de Taboão da Serra.
“É de extrema importância os cuidados que temos com as pessoas, elas precisam de um lugar digno para ficar e nós garantimos o acolhimento delas com isso. Anunciamos também o segundo Conselho Tutelar, que é de fundamental importância na identificação de situações vulneráveis e desproteções das crianças e dos adolescentes. Estamos muito empenhados em poder constituir o segundo CT na região do Pirajuçara e assim avançar na política de proteção de crianças e adolescentes”, completou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.
“É um trabalho grandioso, porque você vê aos pouquinhos a transformação dessas pessoas que chegaram tão vulneráveis aqui no Centro Provisório de Acolhimento. Nós cuidamos e direcionamos tendo a certeza de que lá na frente eles terão um futuro melhor do que aqueles que tiveram quando estavam em situação de rua”, comentou a coordenadora do CPA, Vera Mendonça.
Serviço:
Centro Provisório de Acolhimento (CPA)
Rua Sebastião de Souza e Silva, 91, Parque Laguna
Secretaria de Assistência Social (SAS)
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60 – Jardim Panorama
Telefone: (11) 4138-8040
Email: sas@taboaodaserra.sp.gov.br
Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP)
Rua Felice Del Paggio, 100, na Vila Francisco Remeikis
Telefone: (11) 4135-3194