FOTO - Atleta de Taboão da Serra conquista título de Mestre Nacional de Xadrez (2)

Atleta de Taboão da Serra conquista título de Mestre Nacional de Xadrez

Gustavo Lincon pretende adquirir mais vitórias e explica sua trajetória no mundo dos jogos de tabuleiro

O enxadrista Gustavo Lincon Pereira Maciel, de 20 anos, conquistou o título de Mestre Nacional de Xadrez (MN) no Torneio Regional – Sudeste, em Taubaté. Representando Taboão da Serra, o jovem desempenhou um papel fundamental com uma modalidade que tem ainda pouca visibilidade.

“Esse título eu conquistei no último Torneio Regional do Sudeste que envolve São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, os estados da região”, explicou. O atleta também participou dos Jogos Abertos Regionais de Diadema no ano de 2022 e em 2023 no município de São Bernardo do Campo. Além de suas conquistas no esporte, Gustavo é estudante do curso de Comércio Exterior e dá aulas particulares online de xadrez para adolescentes e crianças a partir dos três anos.

E como tudo tem um começo, para Gustavo não foi diferente ao entrar em contato pela primeira vez com o esporte. “Tudo se iniciou quando eu tinha entre sete e oito anos de idade, segundo a história do meu pai, que a minha mãe confirmou depois, eu vi algumas peças na rua, em uma vitrine, e lá estava o jogo montado. Me interessei, achei bonito e logo em seguida pedi para o meu pai comprar um tabuleiro porque gostaria de aprender”, contou.

Com paixão nos olhos e muita dedicação desde cedo, Gustavo Lincon com apenas um mês de aprendizado ganhava com facilidade as todas as partidas que jogava em casa contra seu pai, passou consequentemente a frequentar clubes e lugares que disponibilizavam atividades de xadrez. “Gostei tanto que já queria me aprofundar, aprender, conhecer mais e futuramente competir, como ocorreu”, disse.

Gustavo também salientou a riqueza do xadrez e a importância da população brasileira em conhecer mais a modalidade, já que diferentemente do futebol que causa emoções mais expressivas no jogo de tabuleiro, a concentração, o raciocínio lógico, a paciência e a análise contra o adversário são fundamentais para vencer.

“Meu objetivo é ir o mais longe possível, eu não diria que talvez GM (Grande Mestre), mas talvez um MI (Mestre Internacional) ou MF (Mestre FIDE – Federação Internacional de Xadrez), o meu principal foco no xadrez não é só competitivo, mas sim em trazer mais popularidade para dentro do nosso país”, afirmou.

A fim de introduzir as pessoas na modalidade, ele ressalta. “Você pode começar basicamente jogando online, existem clubes no estado inteiro de São Paulo, vale procurar pessoas que podem te ensinar em questão de horas e caso queira se aprimorar existem muitos livros que ajudam a evoluir, e também conforme você vai jogando vai aprendendo. Então deixo o convite para vocês que queiram conhecer mais desse jogo”, completou.

Notícias relacionadas

ARTE - Prefeitura de Taboão da Serra dá continuidade ao Projeto Autistas no Esporte
Prefeitura de Taboão da Serra dá continuidade ao Projeto Autistas no Esporte
Atividades acontecem aos sábados, às 9h, no CIE Pietra Medeiros e é destinada à jovens de 3 a 21 anos   A Prefeitura de Taboão da Se...
FOTO - Quadra Poliesportiva do Saporito será entregue revitalizada no sábado, 11 de maio
Quadra Poliesportiva do Saporito será entregue revitalizada no sábado, 11 de maio
Solenidade será às 10h. Também haverá Aulão de Ginástica para a Melhor Idade e três jogos festivos de futsal Neste sábado, 11 de maio,...
FOTO - Inscrições para a 15ª Corrida do Trabalhador de Taboão da Serra vão até o dia 28
Inscrições para a 15ª Corrida do Trabalhador de Taboão da Serra vão até o dia 28
A maior competição de rua da região está com inscrições abertas até a última semana de abril Já estão abertas as inscrições para a 15ª...
Crédito das fotos: Evandro Lima
1ª rodada do Campeonato da 1ª Divisão de Futebol de Taboão da Serra é marcada por grandes jogos
Os duelos entre as 24 equipes que disputam a taça de campeão de 2024 iniciaram no sábado, 06 de abril O 31º Campeonato da 1ª Divisão d...
Pular para o conteúdo