Evento marcou o início da supervisão do serviço pelo Instituto Fazendo História na cidade
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), em parceria com Instituto Fazendo História (IFH), realizou o Seminário Acolhendo com Afeto Famílias Acolhedoras, na quarta e sexta-feira, dias 22 e 24/11, no Transamerica Executive, para os profissionais dos serviços de acolhimento institucional, da rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos. Este encontro marcou o início da supervisão do Serviço de Família Acolhedora de Taboão da Serra pelo Instituto Fazendo História (IFH).
Desde 2005, o Instituto Fazendo História apoia crianças e jovens separados de suas famílias para que se tornem capazes de construir histórias de vidas potentes, interrompendo um ciclo de abandono, ruptura e violência.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, comentou que desde o início da gestão trabalha para ampliar a política de proteção de criança e adolescente. “Uma das formas de ampliar foi através do Serviço de Família Acolhedora, que é um acolhimento familiar quando há necessidade de afastar a criança do convívio familiar. Nesta nova fase, vamos contar com a participação do Instituto Fazendo História que vai supervisionar o nosso programa para que a gente ganhe ainda mais eficiência, qualidade e que façamos um serviço ainda melhor de proteção”, afirmou.
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA-SP) abriu inscrições para Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em desenvolverem projetos de atendimento a crianças e adolescentes, o IFH se inscreveu e foi selecionado. Sabendo do interesse de Taboão da Serra em participar desse convênio, o município foi escolhido por ter a Lei Nº 2.389/2021, que sanciona a implantação do Serviço Família Acolhedora e em seguida a execução do serviço.
O coordenador do Serviço de Família Acolhedora, Edson Ferreira, destacou que esse é o 1º Seminário Família Acolhedora na cidade discutindo o acolhimento com afeto. “Com esse Governo Municipal conseguimos, através da Secretaria de Assistência Social, a aprovação da legislação criando o Família Acolhedora. Então estávamos há mais de um ano conversando com o Instituto Fazendo História para trazer isso para cá, para transferir conhecimento, não só para nós da equipe técnica, mas também para toda a rede socioassistencial do município”, afirmou.
Serviço
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeikis
sfa@ts.sp.gov.br
WhatsApp (11) 93245-7739 ou 4139-1105 ou 4138-7155
www.familiaacolhedora.ts.sp.gov.br