Encontro tratou movimentos da arte marcial para beneficiar atendidos pelo programa
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer (SEMEL), Cultura e Turismo (SEC), Assistência Social e Cidadania (SAS) e Saúde (SMS), realizou em 0108 uma nova edição do projeto Integra Taboão. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa e teve como foco o Karatê.
Camila Biagioni Rieper, gestora do Integra Taboão, destacou que projeto surgiu da necessidade de trabalhar a promoção de saúde e prevenção entre os idosos. “Nosso objetivo é fazer com que esses indivíduos ocupem os espaços dos equipamentos públicos esportivos, culturais, entre outros, de forma a favorecer o fortalecimento de vínculos, proporcionar aos munícipes diferentes vivências e promover os cuidados com a saúde”, explica.
Nesta edição do encontro, foram trabalhamos os movimentos do Karatê, arte marcial originada no Japão. “O Karatê traz muitos benefícios para a melhor idade, pois trabalha reflexo, equilíbrio, coordenação motora, fortalece as articulações, grupos musculares, tudo o que eles precisam para o dia a dia, além de ser uma atividade dinâmica com parte prática, mas também com momentos de socialização e vários benefícios que adquirem no decorrer do tempo”, ressalta o coordenador do Departamento de Artes Marciais, Manoel Carlos Mckan.
A munícipe Maria Ivani Ferreira elogiou o programa e os profissionais. “Os professores aqui interagem, têm uma dedicação, é uma delícia, eu amei e é a primeira vez que estou fazendo. Senti muita dedicação do professor, porque ele sentou perto de mim e me explicava os movimentos, como eu tinha que fazer com a minha perna por causa da artrose. Me senti muito bem, gostei mesmo, muito bacana”, declarou.
Já o morador Antonio Jesus Garcia aproveitou o encontro para, além de se exercitar, lembrar do passado. “É um projeto maravilhoso que além do exercício físico que a gente está fazendo, há uma integridade junto com as pessoas, tem vários assuntos, conversa com várias pessoas é um projeto nota mil. Acho que deveria ser para sempre e melhorar cada vez mais. Eu fiz karatê há quase 60 anos e eu revivi o que eu já pratiquei. Foi fabuloso, uma lembrança de retornar ao passado”, comentou.
“O Integra Taboão é um projeto que veio para ficar. Ele oferece acompanhamento e assistência aos nossos munícipes com profissionais qualificados, com foco no bem-estar físico, mental, além de sociabilizar. Em nosso Governo somos gratos por proporcionar estas atividades aos nossos munícipes e assim devolver a dignidade à população”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Olívio Nóbrega.