A Prefeitura de Taboão da Serra vem esclarecer as situações apresentadas em reportagem veiculada na manhã desta sexta-feira, 10/02, no programa Band News São Paulo, na rádio Band News FM, acerca do transporte escolar para alunos com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Secretaria Municipal de Educação de Taboão da Serra (SEDUC) após análise com sua equipe multidisciplinar, notou a necessidade de readequação dos critérios para ofertar o transporte público aos estudantes da rede municipal, levando em consideração a dificuldade de mobilidade, locomoção e autonomia no trajeto casa/ escola – escola/ casa.
Por entender que as avaliações não devem ser feitas a grosso modo, como um padrão único, as Unidades Escolares Municipais, através de seus gestores, estão avaliando caso a caso e convocando as famílias para reuniões para esclarecer questões sobre o transporte escolar.
Até o momento 248 estudantes já estão sendo contemplados pelo programa.
Com relação ao caso do menor M., a mãe participou de reunião com a direção da escola e está ciente que o filho será contemplado pelo transporte escolar, o qual será iniciado em 13/02.
O Governo Municipal reitera que a retirada do transporte escolar para crianças com deficiência e autismo é inverídica e que, de acordo com Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei Federal nº 13.146/ 2015, o direito ao transporte da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida é garantido.