Encontro aberto ao público acontece em 15/12, das 08h30 às 12h30, na E.E. Profª. Neusa Demétrio, na Rua José Pedro Nogueira Filho, 212, no Jardim Mituzi
Na quinta-feira, 15/12, a Escola Estadual (E.E.) Profª. Neusa Demétrio receberá a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taboão da Serra. O evento acontecerá das 08h30 às 12h30 e terá como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O evento é aberto à população em geral, como foco para profissionais que trabalham com o público infanto-juvenil, e será na Rua José Pedro Nogueira Filho, 212, no Jardim Mituzi.
A Conferência foi convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que tem representação do poder público e da sociedade civil, e toda rede de proteção dos atores que trabalham com a proteção das crianças e adolescentes. A organização conta com apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
O objetivo geral do encontro é promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
“A pandemia da Covid-19 gerou e ainda gera muitos reflexos em nossa sociedade que serão sentidos ao longo do tempo. Com as crianças e adolescentes não é diferente. Por isto, é de suma importância que o Governo Municipal e a sociedade civil se reúnam para juntos propormos ideias e soluções que se tornarão políticas públicas para o bem-estar dos nossos jovens e de suas famílias, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein.
Na 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taboão da Serra serão tratados assuntos referentes aos seguintes eixos temáticos:
– EIXO TEMÁTICO 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.
– EIXO TEMÁTICO 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19.
– EIXO TEMÁTICO 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.
– EIXO TEMÁTICO 4: Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
– EIXO TEMÁTICO 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19.
A presidente do CMDCA de Taboão da Serra, Maria Izabel Ferreira Damasceno, convida a população para participar. “As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecem a cada dois anos. Então, não podemos deixar para depois as soluções que precisam ser propostas hoje. Convido todos os moradores de Taboão da Serra, também as crianças e adolescentes, a participarem deste momento em que refletiremos e proporemos ações e políticas públicas para um futuro melhor para todos”, disse.
Clique aqui para acessar o documento base.
Serviço:
12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taboão da Serra
Data: 15/12, das 08h30 às 12h30
Local: E. E. Profª. Neusa Demétrio – Rua José Pedro Nogueira Filho, 212, Jardim Mituzi