Novo serviço do Centro de Especialidades Médicas é voltado ao atendimento de pacientes encaminhados pelas UBS conforme protocolo municipal
Em 14/10, a Secretaria Municipal da Saúde de Taboão da Serra inaugurou o Ambulatório da Linha de Cuidado da Obesidade no Centro de Especialidades Médicas (Avenida Armando de Andrade, 741, Parque Santos Dumont). O serviço foi estabelecido de acordo com a Portaria nº 424 de 19/03/2013 do Ministério da Saúde, que tem como foco a prevenção e o tratamento do sobrepeso e obesidade, e por este motivo fornece aos munícipes atendimento com psicólogo, nutricionista e endocrinologista.
As pessoas atendidas pelo serviço são encaminhadas por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município ou pelo Centro de Especialidades Médicas. Um requisito é que o paciente tenha Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 50 ou acima de 40 com dois anos de acompanhamento com nutricionista ou psicólogo. Indivíduos com estes perfis são candidatos para a cirurgia bariátrica. O Ambulatório oferecerá acompanhamento aos pacientes voltado para o procedimento que é realizado pelo sistema de saúde estadual.
“A cirurgia bariátrica é apenas uma das soluções para a obesidade. Os tratamentos incluem trabalhar a relação do paciente com a comida, os gatilhos, a autoestima e fazê-lo entender os impactos em sua saúde. Além disso, também é preciso investigar se existe alguma questão metabólica ou hormonal que impede a perca de peso ou contribuí para o reganho. Por isso, é de suma importância fazer o acompanhamento multidisciplinar que ofereceremos aqui, com psicólogo, nutricionista e endocrinologista”, afirmou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.
De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) obtidos por meio dos atendimentos realizados nas unidades de saúde de Taboão da Serra em 2019, a porcentagem de obesidade por faixa etária é a seguinte: 28,17% de 0 a 9 anos; 30,9% de 10 a 19 anos; 63,36% em adultos (de 20 a 59 anos); 62,74% em idosos acima de 60 anos. O sobrepeso gera preocupações para os profissionais de saúde devido a correlação com doenças como a diabetes e a hipertensão, além de uma alta taxa de mortalidade prematura.
“O tratamento da obesidade vai muito além de restringir alimentos. O acompanhamento visa mudanças nos hábitos alimentares, estilo de vida, como dormir bem, fazer atividades físicas e de lazer, autocuidado, entre outros, fazendo o paciente entender como come, porquê come e o que come. Com isso é necessário acompanhamento em equipe com nutricionista, psicólogo e médico endocrinologista”, declarou a nutricionista da Linha de Cuidado da Obesidade, Andréa Bianca Cotic Lino.
Serviço:
Centro de Especialidades Médicas
Avenida Armando de Andrade, 741, Parque Santos Dumont
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Telefone: (11) 4701-1994