Programação contará com palestras no Cemur em 19/10, às 9h e no dia 22/10 será realizada Caminhada da E. E. Domingos Mignoni até o Parque das Hortênsias, a partir das 12h
A partir do dia 19/10, os grupos Taboafro Feira de Cultura e Projeto Cultural Feijoada de Ogum realizarão eventos de ações afirmativas para comemorar o orgulho e cultura da comunidade LGBTQIA+. As celebrações contarão com o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra por meio das coordenadorias de Diversidade Sexual e de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR). Os demais apoiadores são: Saúde do Adolescente, Centro de Memória, Escola Municipal de Artes, Coordenadoria de Direitos da Mulher, Faculdade FECAF, grupo “O que rola no Taboão?”, Espaço Cultural Becos e Vielas, Família R3, Fernanda Moreno Produções, SOS Racismo, Pagode do Duda, Samba Une, Movimento Negro Unificado e SOS Racismo.
O primeiro evento acontecerá no Cemur (Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo) em 19/10, das 9h às 14h. A programação está organizada da seguinte forma: palestra sobre “Empregabilidade” com Alexandre Garcia, consultor de Recursos Humanos às 9h50; “LGBTQIAP+ e saúde trans” com o psicólogo Ricardo Barbosa às 10h30; “Saúde e cuidados” com o psicólogo Ricardo de Moraes às 11h; “Assistência Social” às 11h20 com Paulo Araújo, presidente da ONG Casa Neon Cunha, que acolhe pessoas LGBTQIA+ expulsas de casa ou em situação de rua; “Saúde Mental” com a psicóloga cognitivo comportamental Márcia Guida às 11h50; “Segurança Pública” com a Guarda Civil Municipal Feminina de 1ª classe Renata às 12h20; “Religiosidade” com a yalorisá Patrícia T’osun às 12h50; e “Direitos e conquistas” com a doutora Mônica Godoy, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Osasco.
No dia 22/10, o evento será a Caminhada pela Diversidade, com concentração em frente a escola Domingos Mignoni (Avenida Jovina de Carvalho Dáu, 150, Parque Santos Dumont) a partir das 12h. A caminhada terminará no Parque das Hortênsias, onde o público poderá acompanhar shows, danças, intervenções, performances, DJs, feira cultural e gastronomia. As atrações confirmadas são: Rychelle Rhayry, Natasha Princess, Letícia Barbierry, Emanuelle Volkmer, Safyra Mendes, Kettlyn Vóus, Valentina Sawa, DJ Gab Sonzah, DJ Alcimar, DJ Drermer e Resenha de Crioulas.
A Prefeitura de Taboão da Serra disponibilizará tendas no dia do evento com os serviços da Casa do Adolescente, da rede de Saúde Mental, psicólogos do Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT), das Coordenadorias dos Direitos da Mulher e Igualdade Racial e Centro IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
“O Dia do Orgulho é celebrado no dia 28 de junho. A data, instituída em 1970, nasceu para marcar a luta de pessoas LGBTQIA+ contra o preconceito e a violência, além de reforçar o orgulho que sentem por serem exatamente como são. O principal papel da Prefeitura, neste caso, é fomentar políticas afirmativas para a População LGBTQIAP+ dentro da nossa cidade, assim mostramos que é possível e necessário sentir orgulho de ser quem se é”, disse Pai Joel de Xangô, secretário adjunto de Cultura e Turismo.
Serviço:
Palestras e roda de conversa: Diversidade e respeito
Quando: 19/10 às 9h
Onde: Cemur (Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo)
Caminhada pela Diversidade: Viva com orgulho
Quando: 22/10 às 12h
Onde: Concentração em frente a escola Domingos Mignoni (Avenida Jovina de Carvalho Dáu, 150, Parque Santos Dumont)
Parada da Diversidade: Seja você mesmo!
Quando: 22/10 (após a caminhada)
Onde: Parque das Hortênsias (Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção)