METRÔ TABOÃO DA SERRA 01

Governo do Estado assina aditivo com Grupo CCR para extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

Estação será construída em terreno da antiga Sorana Sul e será a primeira fora da capital paulista

A construção da Estação Taboão da Serra do Metrô está cada vez mais próxima de sair do papel. Na última segunda-feira, 10 de junho, o Governo do Estado de São Paulo assinou um termo aditivo com o Grupo CCR – ViaQuatro para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de Metrô, de Vila Sônia a Taboão da Serra. A solenidade acontece na Nova Sede Administrativa da Prefeitura de Taboão da Serra, na antiga Niasi.

A Estação Taboão da Serra do Metrô será a primeira fora da capital paulista. Ela será implantada na antiga concessionária de veículos Sorana Sul, localizada às margens da nova avenida (antiga BR-116), no Parque Santos Dumont. A obra também contemplará um terminal de ônibus para embarque e desembarque de usuários e a construção de um túnel subterrâneo para a passagem de pedestres.

Na último dia 3 de junho, a Prefeitura de Taboão da Serra e o Governo do Estado firmaram convênio visando a conjugação de esforços para a implantação do projeto de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô até o município. Com o convênio, a Prefeitura permite ao Governo Estadual a ocupação de duas áreas no terreno da Nova Sede Administrativa Municipal, onde serão construídos os poços secantes, um edifício para apoio técnico e operacional e parte da saída de emergência e ventilação da linha.

Além da Estação Taboão da Serra, será erguida a estação Chácara do Jockey, em São Paulo. Segundo o Governo Estadual, ambas serão construídas e entregues ao mesmo tempo. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto prevê a extensão da Linha 4-Amarela com mais 3,3 km, o que vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia.

A previsão do Governo do Estado é que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028. Durante as obras, aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados.

Municipalização
A Municipalização do trecho de Taboão da Serra da então Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), hoje nova avenida, possibilitou que o projeto de expansão até da Linha 4-Amarela fosse viabilizado e a estação seja instalada realmente em Taboão da Serra e não nos limites entre o município e a capital.

Uma vez passada a administração da via para a Prefeitura, não é mais necessário pedir licenças e autorizações ao Governo Federal e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que poderia retardar ou inviabilizar o processo.

Notícias relacionadas

ARTE - Hospital Veterinário Público Municipal de Taboão da Serra será inaugurado neste sábado 296 pelo Governo
Hospital Veterinário Público Municipal de Taboão da Serra será inaugurado neste sábado, 29/6
Localizado na Rua Victor Campisi, 255, no Parque Industrial das Oliveiras, atendimentos iniciam na segunda-feira (01/07) O Governo Mun...
ARTE - NOVO PAC-PERIFERIAVIVA
Taboão da Serra recebe Secretaria do Governo Federal para lançamento do programa Periferia Viva
Ato será nesta sexta-feira, 21/6, às 14h, no Jardim Salete Nesta sexta-feira, 21 de junho, às 14h, acontece em Taboão da Serra o lança...
cidades-excelentes00
Taboão da Serra conquista 3º lugar em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024
Políticas adotadas pelo Governo Municipal garantiram que cidade fosse uma das finalista da premiação de boas práticas da gestão pública ...
FOTO - Audiência Pública final de Revisão do Plano Diretor Participativo é realizada em Taboão da Serra
Audiência Pública final de Revisão do Plano Diretor Participativo é realizada em Taboão da Serra
O Governo Municipal recebeu os munícipes na EMEF Antônio Fenólio para mais uma etapa de discussão do plano que estabelece diretrizes para...
Pular para o conteúdo