Políticas adotadas pelo Governo Municipal garantiram que cidade fosse uma das finalista da premiação de boas práticas da gestão pública
Taboão da Serra foi finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 – Edição Especial Evolução, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, que visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Taboão da Serra ficou em 3º lugar no Pilar Sustentabilidade, com nota 78,79 no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) que avalia todos os municípios brasileiros.
A solenidade de premiação foi realizada no sábado, 8 de junho, na sede da TV Band, em São Paulo.
O IGMA, ferramenta criada pelo Instituto Áquila, é uma plataforma desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Taboão da Serra ficou em primeiro lugar no IGMA entre os municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD), com nota 68,81. A primeira posição entre os participantes do CONISUD também foi alcançada nos pilares Sustentabilidade; Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Além da nota 78,79 em Sustentabilidade, Taboão da Serra obteve notas 86,01 em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, ficando com a quinta colocação entre os municípios da Mesorregião Região Metropolitana de São Paulo (MRMSP), composta por 45 cidades; e 71,65 no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Dentre as ações realizadas pelo Governo Municipal, é possível destacar o trabalho de desassoreamento os córregos, plantio de árvores, atualização da legislação ambiental, inauguração da Escola Livre de Educação Ambiental, assumir o compromisso de adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU, cuidar do meio ambiente e incentivar as pessoas a também cuidarem.