O tema deste ano foi Arte em Ação que contou com lindas apresentações sobre sustentabilidade, luta contra preconceito, valorização da cultura brasileira e oficinas
O sentimento de orgulho foi compartilhado entre as famílias e professores durante a Mostra Cultural: Arte em Ação, que aconteceu no sábado, 18/05, no Ginásio Ayrton Senna, no Jardim Helena. As apresentações, que emocionaram o público, foram realizadas pelos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a Escola Municipal de Artes. As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMIs) se apresentaram no dia 25, porém, nas próprias unidades Escolares. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), teve atrações na parte da manhã e da tarde, com muita música, dança e teatro.
A Mostra Cultural contou com mais de 28 mil alunos e ilustrou diversas temáticas, como sustentabilidade, cultura brasileira, luta racial e pela igualdade. A secretária de Educação, Dirce Takano, destaca o sentimento vivido durante as apresentações. “É uma surpresa atrás da outra, famílias emocionadas e nós profissionais emocionados. Por quê? São apenas três meses de trabalho para essa apresentação, então é de orgulhar a todos nós. Por isso as diversas linguagens do aprendizado é o que garante a educação integral.”, ressalta.
O período de apresentações da manhã e da tarde foi iniciado pela Escola Municipal de Artes, com os alunos de balé e de música. As bailarinas dançaram tanto individualmente, quanto em grupo, com figurinos impecáveis. Já os músicos se apresentaram em conjunto cantando e tocando no violão “Pescador de Ilusões”, do grupo O Rappa.
A EMEF Ayrton Senna trouxe a luta racial, performando o tema “Diante do racismo, levante-se”. A apresentação contou com música, dança e encenação, colocando em evidência o ideograma africano “Sankofa”, que significa adquirir conhecimentos do passado e antepassados para construir um futuro melhor. A EMEF Edson Mambelli, separadamente, mostrou a luta pela igualdade, ao som da música “Waka Waka (This time for Africa)”, da Shakira, com cartazes e coreografia.
O cuidado com o meio-ambiente também foi temática das apresentações. A EMEF Prof. Therezinha Volpato Baro trabalhou o tema “Sustentabilidade para a vida”, que além de uma linda coreografia, contou com um show dos alunos, com dança, encenação e figurino a caráter.
As outras EMEFs e EJAs também realizaram emocionantes apresentações! Algumas focadas na cultura brasileira, outras em performances teatrais, e também cantando músicas. As redes de ensino ensaiaram por três meses, com a ajuda de professores que coordenaram os ensaios.
Mostra Cultural das Escolas Municipais Infantis (EMI)
As apresentações aconteceram no sábado posterior das EMEFs, no dia 25/05, separadamente em cada ambiente escolar. Os alunos das 47 Escolas Municipais Infantis (EMI) realizaram oficinas de plantio, confecção de bandeirinhas para festa junina, argila, culinária, e também apresentações musicais e gincanas, que contaram com a participação dos pais. Além das brincadeiras, também foi realizado café coletivo entre as famílias e as crianças.