Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem participaram de integração e aumentam equipes de Estratégia de Saúde da Família
Após receber 100 novos médicos do Programa Mais Médicos, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde (SMS), promoveu nos dia 27 e 28 de maio, uma integração para mais de 130 profissionais. O encontro, realizado no auditório do Centro Universitário UniFECAF reuniu Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, todos contratados através de concurso ou processo seletivo público.
Durante a integração, os profissionais puderam conhecer mais sobre o funcionamento da rede municipal de Saúde, fluxos de atendimento, bem como programas e serviços que estão disponíveis para os munícipes. As apresentações foram realizadas por servidores da SMS e trataram sobre Saúde da Mulher e da Criança, Saúde Bucal, Planejamento Familiar, Núcleo Trans, Casa do Adolescente, Clínica Médica, Saúde Mental, Serviço Social, Vigilância Epidemiológica e Educação Permanente.
“Quando começamos a gestão, tínhamos apenas 20 equipes na Estratégia de Saúde da Família, com a chegada de novos profissionais, hoje esse número subiu para 120, um grande avanço, o que amplia o atendimento aos moradores, possibilita estender o horário de funcionamento das unidades e tantas outras ações visando o bem-estar e saúde integral dos indivíduos, famílias e de toda a comunidade”, ressalta o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.
Anne Laise Maia Alves relatou as expectativas com o trabalho de Agente Comunitária de Saúde (ACS) na UBS Jardim das Margaridas. “É um novo momento na minha carreira, e para o município também com essa reestruturação na Saúde, que é muito importante. Ouvir sobre todos esses instrumentos públicos, sobre atendimento de mães, bebês, pessoas trans, eu fiquei muito feliz, descobri coisas que eu não sabia, como a Casa do Adolescente, Ambulatório de Aleitamento Materno, essa importância com a Saúde Mental, é um passo muito grande e acreditando que só tem a melhorar, muita gente compõe essa equipe e diversas mudanças reais. É muito gratificantes poder ajudar a comunidade de perto, não sou taboanense, mas me sinto pertencente e muito feliz em poder ajudar, meus filhos nasceram aqui, sou muito grata por essa oportunidade e estou muito feliz nessa nova fase”, afirma.
Já Jullyane Eloina Torres, lotada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), afirmou que pretende ofertar o melhor enquanto enfermeira e prestar uma assistência de qualidade para os pacientes. “Estou bastante feliz em participar dessa integração que é muito importante para a gente, conhecer o que a rede oferece. A gente entra meio que de paraquedas, e a gente fica mais ciente do que a rede está oferendo, para onde pode encaminhar para onde encaminhar, então, está sendo de grande valia, muito importante mesmo para os profissionais”, comenta.
Além das informações na integração, outras capacitações para os novos funcionários públicos estão previstas, como as relativas às campanhas Julho Amarelo, sobre conscientização sobre as hepatites virais, e Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno.