Ferramenta digital criada pelo TRF-4 e disponibilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, garante mais eficiência e celeridade na tramitação de documentos, além de economia aos cofres públicos
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia (SMAT), aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Cidades, uma ferramenta para a produção, tramitação, arquivamento e controle de documentos digitais. A plataforma foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente para a utilização do Governo Estadual por meio de Acordo de Cooperação Técnica, que por sua vez, replicou a boa prática para os municípios do estado de São Paulo. Com o SEI Cidades, a produção de documentos digitais imprime maior eficácia e celeridade aos processos administrativos, além de contribuir para a economia dos recursos públicos e para a sustentabilidade ambiental.
O SEI Cidades foi instituído em Taboão da Serra como meio eletrônico para a formalização de processo administrativo no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município através do Decreto nº 63, publicado na edição 1.186 da Imprensa Oficial do Município, de 16/04/2024.
A cerimônia de lançamento, onde foi assinado o Termo de Adesão ao projeto SEI Cidades, foi realizada em 28/02, na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), empresa pública responsável pela operação, manutenção e sustentação do SEI Cidades, e contou com a presença dos servidores Rogério Godoy e Igor Jacon Teixeira, gestores do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da SMAT, além do Subsecretário de Governo Digital do Estado.
Na ocasião, Gileno Gurjão Barreto, diretor presidente da Prodesp, destacou a importância do projeto que já foi implantado na Administração Estadual com excelentes resultados.
“Com a implementação do SEI nas cidades e municípios, as prefeituras poderão ter maior celeridade, resiliência nos processos administrativos e, principalmente, melhorar a relação com o Governo do Estado de São Paulo, a medida em que nós saímos de um sistema de demandas, para algo muito mais moderno, resiliente, rápido e prático que é o SEI Cidades”, afirmou Gileno Barreto.
Júnior Eckstein, secretário de Administração e Tecnologia, reforça que o Governo Municipal segue trabalhando para facilitar a vida dos munícipes e contribuintes. “O SEI Cidades é um sistema simples, intuitivo, com uso de assinatura eletrônica e que facilita a tramitação de documentos, tanto dentro da Prefeitura, como também entre as esferas públicas. Essa ferramenta vem ao encontro das ações que o Governo Municipal têm realizado para reduzir a burocracia e conferir mais modernidade, eficiência, agilidade e economia à Gestão Municipal, o que consequentemente beneficiará todos os taboanenses”, ressalta.
Capacitações
A primeira capacitação sobre o SEI Cidades, promovida em parceria com a Prodesp, aconteceu em 16/04 e reuniu servidores de diversas secretarias da Prefeitura na sede da companhia estadual, no Jardim Pedro Gonçalves. Os profissionais puderam conhecer o sistema, as funcionalidades e compreender o quanto a ferramenta facilitará a prestação de serviços aos cidadãos.
Para ampliar o número de servidores capacitados, o DTIC reuniu e disponibilizou no site https://ts.sp.gov.br/sei/ vídeos feitos pela Prodesp sobre o uso do SEI Cidades. Além disso, de 21 a 29/05, às terças, quartas e quintas-feiras, à tarde, haverá treinamento online sobre a utilização da plataforma.
A expectativa do Governo Municipal é que o SEI Cidades seja implementado na repartições da Prefeitura ainda no mês de junho.