O encontro entre a ELEA e os servidores da Secretaria de Educação aconteceu no dia 26/03 e apresentou a ELEA Visitação e o SEMEIA ELEA
A Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) de Taboão da Serra, realizou, no dia 26/03, a apresentação de propostas educacionais para coordenadores e educadores de atividade prática supervisionada (ATPS) da Secretaria de Educação (SEDUC). O encontro aconteceu na própria escola, localizada na rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre, onde foram apresentados dois programas aos profissionais, o ELEA Visitação e o Semeia ELEA.
A ELEA Visitação realiza idas à escola ambiental com roteiro guiado, mediante agendamento, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 09h às 11h e das 14h às 16h. Já o Semeia ELEA procura realizar a capacitação de profissionais para o desenvolvimento das oficinas ecopedagógicas do programa: Biojóias, Jardim no Pote, Reciclagem, Bioindicador, Máscara de Mascotes e Jogo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Neste ano, estamos desenvolvendo projetos que integrem as secretarias municipais. Nessa proposta educacional, a ELEA procura promover aos servidores da SEDUC novos meios para levar aos estudantes uma forma lúdica e pedagógica de ensinar sobre o meio ambiente.”, afirma a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), Deyse Brumatti.
O secretário Nílcio Regueira Dias, da SDUHMA, convida a população para conhecer o espaço. “A ELEA foi um grande marco para a política de educação ambiental em Taboão. As vivências e compartilhamento de informações promovidos neste espaço e por meio das nossas ações sao fundamentais para a ampliação da consciência ambiental em nossa cidade. Convido a todos para visitarem a Escola Livre de Educação Ambiental”, ressalta.
É importante destacar que a ELEA faz parte de um conjunto de ações afirmativas do Governo Municipal, que desenvolve no município a Agenda Ambiental positiva junto aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais sobre a Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA)
A inauguração da ELEA aconteceu no ano passado, no início de julho, por iniciativa da SDUHMA em parceria com a SEDUC, SAS e outras secretarias parceiras. A escola é um equipamento público, que fica aberto das 09h às 16h, de segunda a sexta-feira, com uso do espaço livre, para caminhadas, passeios, piqueniques. Além disso, possui diversos programas ambientais, que procuram levar mais natureza à população.
Conheça outros projetos da ELEA:
O Amigos do Viveiro Escola (AVE) procura integrar a comunidade ao espaço, com encontros mensais na sexta-feira. São convidados moradores para participarem e conhecerem o local.
A ELEA Itinerante acontece nas ações socioassistenciais do Governo Municipal, como o Impulsiona Taboão e Prefeitura no seu bairro. Nele, as pessoas interagem com a oficina do mês.
Plantar e Cuidar é outra realização da ELEA, pela qual as escolas que têm interesse podem solicitar uma formação da comunidade para realizar, junto às crianças, o plantio e devido manejo de vegetações indicadas como adequadas em suas dependências.
Serviço:
ELEA – Escola Livre de Educação Ambiental
Local: Rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre
Horário: das 09h às 16h
Telefone: (11) 4788-5435
Agendamento: elea@ts.sp.gov.br